Guia da Semana

Foto: Gael Oliveira/APH

Michael Comberiate fala aos campuseiros sobre os robôs da Nasa

Estudantes devem, desde a faculdade, participar na criação e desenvolvimento de máquinas e robôs para incrementar o aprendizado. Isso é o que fortemente defende o engenheiro Michael Comberiate, que trabalha na Nasa - a agência espacial norte-americana. No estágio que a Nasa realiza todos os anos com alunos do mundo todo, os estudantes também participam de projetos de simuladores de exploração espacial.

Dividindo o palco com Comberiate estava o engenheiro Marco Figueiredo, que presta consultoria à Nasa e é um parceiro de longa data do norte-americano. Entre os projetos apresentados, estava um robô que reconhece formas esféricas em um ambiente. Alguns desses projetos irão para determinadas universidades brasileiras para servir como referência em cursos de engenharia.

Uma das restrições que os robôs ainda apresentam é realizar tarefas sem a intervenção humana. "A Nasa não consegue fazer isso ainda, mas os robôs já conseguem reconhecer e se desviar de obstáculos", disse Comberiate. Mas ele acredita que, em pelo menos dez anos, eles já serão capazes de fazer mais atividades.

Atualizado em 6 Set 2011.