Guia da Semana


Da esq p/ dir: o baterista Gustav Schäfer, o vocalista Bill Kaulitz, o guitarrista Tom Kaulitz e o baixista Georg Listing

Já ouviu falar de uma banda de pop rock alemã que já vendeu mais de três milhões de cópias só em sua terra natal? Ela existe e se chama Tokio Hotel. O quarteto alemão foi formado em 2001, por Bill e Tom Kaulitz (vocal e guitarra), Gustav Schäfer (bateria) e Georg Listing (baixo). O grupo, que ficou conhecido no Brasil com o videoclipe Monsson, possui seis discos em seu currículo e um visual bem diferente das atuais bandas de rock.

Apesar de serem gêmeos idênticos, Bill e Tom possuem estilos completamente diferentes um do outro. Enquanto Bill faz a linha fashion, com cabelo espetado, cheio de maquiagens e unhas pintadas, Tom investe no estilo roqueiro, com camisetas e calças largas. Ambos se interessaram pela música desde muito pequenos, motivados pelo padrasto Gordon Trümper, que na época tocava em uma banda em Magdeburg, na Alemanha.

Aos 11 anos, os irmãos conheceram Gustav e Georg, com 12 e 13, em uma apresentação amadora. Primeiramente, a banda se chamava Devilish, sendo que, dois anos mais tarde, quando assinaram o contrato com uma grande gravadora, passou a ser chamado de Tokio Hotel (Tokio, que é a grafia de Tóquio em alemão e Hotel, por causa de estarem hospedados sempre em hotéis, por causa das viagens para os shows).


Tom e Bill: apesar de visuais diferentes, gêmeos idênticos

Da Alemanha para o mundo

A Tokio Hotel mostrou - e ainda mostra - que é possível fazer rock em qualquer lugar do mundo, independente de suas origens. O quarteto já ganhou discos de platina em países como Rússia, Portugal, França e Suíça. O sucesso na Europa garantiu o prêmio na categoria Melhor Show, no Europe Music Awards 2008, premiação da MTV européia. O ano foi de sorte para os alemães: além desse prêmio, a banda esteve no MTV América Latina, ganhando nas quatro categorias que foram indicados: Melhor Canção, Ringtone, Musical e Artista Revelação Internacional.

O primeiro single de destaque da banda foi Durch den Monsun (Through the Monson), lançado em 2005, no disco Schrei. O primeiro trabalho em que foram gravadas duas músicas em inglês foi Zimmer (2007). No mesmo ano veio Scream, álbum todo em inglês. Na Alemanha e Áustria, esse trabalho recebeu o nome de Room 483. As rádios brasileiras receberam esse disco somente em 2008, quando eles estouraram com Monsson. Outra canção do mesmo trabalho que anda rolando nas rádios e seu videoclipe sendo exibido em diversas emissoras é Don't Jump.

O último trabalho, Humanoid, foi lançado em 2009, ganhando gravações em inglês e em alemão. O single de estreia foi Automatisch e o disco foi lançado em um show realizado em Berlim, com imagens da banda projetadas no palco em 3D.


O quarteto em uma das fotos de divulgação do disco Humanoid

Curiosidades

Como já foi dito, Tom e Bill são gêmeos idênticos, apesar do visual extremamente diferente. Tom, que é dez minutos mais velho que Bill, adora ter seu estilo mais "largadão". Bill ama calças skinny e camisetas coladas no corpo. Além disso, ele gosta de piercings e tatuagens: tem um piercing na sobrancelha e outro na língua e três tatuagens, sendo uma delas o símbolo da banda.

Já Tom tem um piercing no lábio; Gustav tatuou uma estrela no braço e asas nas costas. Os mais baladeiros são Tom e Georg que, sempre que podem, estão curtindo uma festinha. Por falar em festa, Tom e Bill completaram 20 anos em setembro de 2009. Os irmãos fecharam um parque de diversões alemão só para as comemorações. O quarteto não possui previsão de se apresentar no Brasil, mas já disseram em várias entrevistas que desejam conhecer e tocar para os fãs brasileiros. Para os que gostam da banda, é só esperar que eles irão aparecer por aqui em breve!

Fotos: Site Oficial

Atualizado em 1 Dez 2011.