Guia da Semana

Você já foi para alguma balada em que as meninas estavam vestidas com saia rodada e blusa bem justinha - normalmente com estampa de bolinha-, e os meninos trajavam jaqueta de couro preta e abusavam de um grande topete, dançando freneticamente ao som de clássicos de Elvis Presley, Bill Halley e Chuck Berry? Fique tranquilo, pois não é necessário voltar no tempo para entrar nessa onda.

A influência dos anos 50 está cada vez mais ganhando destaque na moda atual, como uma opção retrô e, ao mesmo tempo, elegante para se vestir bem. Katy Perry já veio à cena várias vezes com um visual influenciado pelo estilo pin up e também pelo Rockabilly, que foi um movimento musical do início da década de 50, cuja base era a mistura do rock and roll com a música country, conhecida como hillbily.

Uma das grandes referências do que é ser rocker - como são chamados os adeptos ao estilo Rockabilly - é a cantora irlandesa Imelda May. Ela usa e abusa de peças cinquentistas e inspira suas fãs na hora de compor o visual. Se essa atmosfera vintage despertou-lhe a vontade de aderir o estilo, veja as dicas que o Guia da Semana conseguiu com duas rockers inveteradas. Elas contaram tudo o que as meninas e os meninos precisam saber para fazer uma produção perfeita a la Bettie Page e Elvis Presley.

Foto: Reprodução/Site Little Cure

Os vestidos retrô vendidos no site littlecure.com, por R$ 85,00, podem compor o visual Rockabilly para as garotas

Roupas 50´s

A estudante de jornalismo Rafaela de Sena literalmente respira Rockabilly. Ela enveredou no estilo a partir das músicas do Elvis que sua mãe escutava. A paixão foi tomando grandes proporções que acabaram levando-a a montar um blog, vestir-se com peças típicas e a fazer tatuagens pelo corpo sobre o tema, como uma pin up no estilo do pintor Gil Elvgren, cerejinhas e lacinhos.

Rafaela destaca que a inspiração do Rockabilly na moda é baseada nos modelitos de colegial mais comportados, como a combinação de saia godê de cintura alta e bem marcada com o suéter ou tubinhos mais provocantes, clássicos pelas divas Marilyn Monroe e Rita Hayworth. Ela completa que há várias referências do navy - estilo marinheiro - dentro da moda dos anos 50. As estampas também são essenciais para caracterizá-la. "Cerejas, cupcakes, polka dolt e poá - ou de bolinhas - são as mais usadas", explica.

Outra adepta ao estilo é Verônica Vanzo, que elege a estampa de bolinha como uma das marcas do Rockabilly, ao lado de vestidos com saias amplas e calças bem justas para mulheres. "A calça coladinha não era o mais tradicional, mas também era presente nesse universo. Esse look fica muito legal e pode ser visto no clipe Candyman, da cantora Christina Aguilera, que faz referências ao estilo", conta (o vídeo pode ser assistido ao final do texto). A estudante do segundo ano do Ensino Médio também se tornou uma rocker por influência dos pais. Hoje, ela frequenta casas noturnas que tocam Rockabilly e chegou até a realizar seu aniversário de 15 anos, em 2010, em uma delas: a The Clock, situada em São Paulo.

Já a moda rocker masculina é caracterizada principalmente por alguns acessórios marcantes como a jaqueta de couro preta e lenços colocados nos bolsos das calças, de acordo com Verônica. "Fora os acessórios, os meninos usavam calça jeans e camiseta, nada muito diferente de hoje em dia", completa a estudante. Rafaela sugere que os rapazes inspirem-se no visual de Marlon Brando no filme O selvagem e de James Dean no Juventude Transviada, que completavam o clássico calça jeans e camiseta branca com uma boina e camisa xadrez.

Foto: TV Globo/Estevam Avellar

O novo look do Fiuk possui inspiração no topete de Elvis Presley

Para completar o visual

Nos embalos dos anos 50, tanto os homens como as mulheres faziam produções nos cabelos característicos da época. O topete bem alto como o do Elvis Presley é a grande marca para os homens. Atualmente, releituras desse estilo de cabelo são exclusividades de rapazes bem descolados ou que frequentam o universo Rockabilly. Quem cortou os fios recentemente inspirado no ar retrô com topete foi o ator e cantor Fiuk.

Para as meninas que prezam pela praticidade, o rabo de cavalo bem alto com a franja de lado é o penteado ideal para entrar no estilo rocker, segundo Verônica. O cabelo da modelo estadunidense Bettie Page, com a famosa franja mais volumosa é uma das inspirações para as pin ups modernas. Rafaela acrescenta que o topete e o cabelo cacheado, feito com o uso de bobe e fixador, também são referências da época.

Quando assunto é maquiagem, a estudante de jornalismo revela que "não pode faltar o famoso 'olho gatinho', feito com delineador e muito rímel". Já nos lábios, o batom vermelho é regra. Para completar o look retrô da cabeça aos pés, as garotas podem optar por usar sapatos bonecas - com ou sem salto - ou modelos peep toe.

Atualizado em 1 Dez 2011.