Foto: Gabriel Oliveira |
![]() |
Toneladas de títulos para diferentes gostos |
Dados rolam de um lado para o outro, fichas com diversas marcações permanecem espalhadas pela mesa e constantes cálculos definem os acontecimentos. Entre uma entonação de voz diferente e um gesto que transmite grandiosidade, o Role Playing Game prossegue. O RPG, ou Jogo de Interpretação de Personagem, oferece ao jogador a oportunidade de assumir uma outra personalidade e agir livremente em determinado mundo criado para a brincadeira. Ao invés de apenas acompanhar as façanhas mirabolantes do protagonista de um livro ou de um filme, o participante pode escolher por quais caminhos seguir e como interagir com a história.
![]() |
D&D: sucesso entre o público praticante Foto: Gabriel Oliveira |
O editor da Devir Livraria, Douglas Ricardo Guimarães, comenta que a maior parte dos consumidores das obras é constituída pelo público infanto-juvenil, mas revela possuir também conteúdos distintos para crianças e adultos, "Dentre os mais procurados está o D&D, ou Dungeons & Dragons. Os livros da série apresentam um mundo de fantasia medieval similar ao cenário encontrado na trilogia de O Senhor dos Anéis". Muitas empresas do segmento estão modificando seu material devido a queda da popularidade ocorrida com a era digital, "Houve um grande declínio com a chegada dos RPGs online, porém essa mudança ocasionou o surgimento de uma nova concepção para cenários, regras e aventuras".
![]() |
Vampiro: título de terror mostra censura de idade na capa Foto: Gabriel Oliveira |
Aventureiros da utopia
Para o coordenador do portal REDERPG, Marcelo Telles, a oportunidade ocorreu há alguns anos atrás, "Eu conheci o AD&D 1º edição em 1982, através de um conhecido que morou nos Estado Unidos. Os rpgistas brasileiros consideram esta época representante da geração xérox, pois os títulos estrangeiros eram caros e o acesso ao conteúdo restrito," relembra, enaltecendo as vantagens, "O RPG é um jogo fantástico, precisamos mostrar que ele só possui benefícios e é uma poderosa ferramenta para estimular o jovem a ler. A interatividade, o fato de desenvolver o companheirismo, faz dele sinônimo de aventura, fantasia e imaginação".
![]() |
Filipe Moraes Foto: arquivo pessoal |
Luiz Fernando foi introduzido no meio a partir de um antigo jogo fabricado pela Estrela, o Hero Quest. Um grande tabuleiro mostrava o mapa da masmorra na qual os heróis, figuras de papel com uma base de plástico, desvendam os mistérios do lugar, enfrentavam uma horda de monstros e ainda encontravam tempo para arrecadar tesouros para depois comprarem melhores armamentos, "Um dos diferenciais é a liberdade. Apesar de haver regras, pode-se praticamente fazer o que quiser, da forma que desejar e quando lhe der vontade. Outro diferencial marcante é a interpretação, igual ao papel de um ator no teatro. Nunca, até onde acredito, um game eletrônico ou de qualquer outro gênero vai conseguir reunir essas duas qualidades.
![]() |
Ilustrado por: Stephen Tappin www.wizards.com |
Colaboração:
Devir Livraria
Endereço: Rua Teodureto Souto, 642. Cambuci, São Paulo
Telefone: (11) 2127-8787
Site: www.devir.com.br
Rede RPG
www.rederpg.com.br
Atualizado em 6 Set 2011.