Guia da Semana

Por Andréia Meneguete



Então, é Natal! E com a data comemorativa parece que tudo muda na cidade. As decorações dos estabelecimentos comerciais ficam mais atrativas, as pessoas ficam mais alegres, transmitindo boas energias, as crianças ficam ansiosas esperando os presentes do papai-noel e as ruas ganham luzes especiais. Enfim, tudo e todos os cantos ganham magia à espera do 25 de dezembro, dia que nasceu o menino Jesus.
E para celebrar e simbolizar ainda mais o Natal, alguns lugares da capital paulistana expõem os famosos Presépios, que representam a encenação do momento e das pessoas que acompanharam a chegada do filho de Nossa Senhora.
Para deixar melhorar ainda mais o encanto do Natal, o Guia da Semana fez um pequeno guia de sugestões de presépios expostos na capital. Por isso, entre no clima, confira e tenha um Feliz Natal!!!

Franciscanos
Com o tema "Reencantar a Vida", o Claustro do Covento São Franscisco, no centro velho, abre suas portas ao público, até o dia 6 de janeiro, e traz gratuitamente a 16ª edição da exposição Franciscana, apresentando 30 presépios de diversos países.

Serviço:
Covento São Francisco
Largo São Francisco , 133 - Centro.
Segunda a sexta, das 9h30 às 19h; sábado e domingo, das 9h às 18h.
Tel: 3291-2400

Estação Júlio Prestes
Já os paulistanos, usuários de trem, podem prestigiar a montagem do presépio Folclórico, em tamanho natural, feito dentro da centenária estação Júlio Prestes. Todas as composições são construídas de materiais simples ou reciclados, como garrafas PET, madeira reaproveitada, sementes, lacres de latas e tecidos. Quem não utiliza o transporte coletivo e deseja visitar a exposição, basta adquirir um bilhete no valor de R$ 2,10.

Serviço:
Estação Júlio Prestes
Praça Júlio Prestes, s/nº - Luz.
Segunda a domingo, das 4h à 0h.
Tel: 0800-0550121.

Prefeitura de São Paulo
Ainda no centro de São Paulo, a Prefeitura do município reúne, pela 24ª vez, trabalhos de 121 trabalhos de artesãos de diversos locais do estado. Na mostra, o público também pode comprar algumas peças dos personagens em exposição.

Serviço:
Edifício Matarazzo
Viaduto do Chá, 15 - Centro.
Segunda a sexta, das 8h às 18h.
Tel: 3241-7345.

Barra Funda
O museu Memorial da América Latina não fica de fora do roteiro de atração e traz a mostra de vinte presépios de oito paises latinos-americanos, no espaço do Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro. O projeto apresenta ainda corais, árvores natalinas, arranjos e iluminações especiais.

Serviço:
Memorial da América Latina
Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro.
Terça a domingo, das 9h às 18h.
Tel: 3823-4600.

Atualizado em 6 Set 2011.