Guia da Semana



Como já se sabe, o Rio de Janeiro possui praias paradisíacas. Famosas pelo mundo todo, os cariocas aproveitam-se dessas maravilhas para se manterem saudáveis por meio de corridas no calçadão ou pela prática de esportes. Confira o roteiro que o Guia da Semana preparou com praias que são ideais para se exercitar e se divertir com a família.

Praia do Leblon
Sob a vista de um mirante, a praia oferece uma bela paisagem à beira-mar. Extensão de Ipanema, o local possui uma larga faixa de areia, ideal para prática de frescobol entre os papais e os pequenos.

No calçadão, quiosques variados como o Baixo Bebê, que é reservado para os pequenos, oferecem atividades culturais, sociais e esportivas.

A praia também possui postos de salvamento com sanitários garantindo a infraestrutura do local.

Barra da Tijuca
Maior praia do Rio, a Barra da Tijuca tem areias claras e as ondas fortes que costumam atrair praticantes de surfe, windsurfe, bodyboarding e pesca.

Para os menos aventureiros, a sugestão é uma partida de peteca. Um jogo muito simples e divertido, no qual pais e filhos podem curtir bons momentos juntos.

Além disso, o bairro que abriga a praia cresceu e se modernizou muito nas duas últimas décadas. Há uma grande variedade de restaurantes e shoppings.

Praia de Grumari
Com 2,5 km de extensão, o local faz parte de uma das principais áreas de preservação ambiental do Rio de Janeiro.

Por sua areia clara e águas límpidas, a praia é bastante procurada por surfistas. Apesar de suas ondas fortes, o espaço também possui pequenas faixas arenosas que retêm água, formando pequenos lagos que atraem banhistas. O local também rende uma boa partida de futebol entre amigos.

Praia da Joatinga (foto)
Localizado no pé da Pedra da Gávea, o local possui diversas trilhas e estradas de chão que permitem uma caminhada de uma ponta a outra em menos de 10 minutos.

O espaço é bastante frequentado por artistas globais e surfistas atraídos pelas ondas de alto potencial.

Durante a semana, a praia praticamente deserta incentiva práticas como a de frisbee.

Praia do Leme
Praia que se estende do Morro do Leme até a Avenida Princesa Isabel, é indicada para a prática de esportes na areia, como o tradicional vôlei de praia. Aos fins de semana e feriados, a via que circunda o local fica interditada para caminhadas, corridas e outras atividades.

A praia de areia clara e fofa tem um quilômetro de extensão e fica no início de Copacabana. No alto da Pedra do Leme fica o Forte Duque de Caxias, construção que data de 1779. Nos arredores da pedra, pescadores costumam se reunir desde a madrugada.

Praia de Ipanema
Localizada entre o Leblon e o Arpoador, a praia é ideal para a prática de esportes aquáticos como surfe e bodyboard.

A orla, que eventualmente sedia shows e eventos, possui postos salva-vidas, quiosques, sanitários e ciclovias. Quando o sol se põe, a praia fica iluminada, atraindo esportistas que se exercitam no calçadão até tarde da noite.

Foto: Divulgação

Atualizado em 6 Set 2011.