Guia da Semana

Foto: Raquel Moreira


Aquele casal que curtia rodas de samba antes de tornarem-se pais agora podem comemorar: depois de um ano de sucesso no Rio de Janeiro, o Sambebê chega na Sala Crisantempo, na Vila Madalena, no dia 22 de maio.

A Sala, em um primeiro momento, parece-se com os barzinhos da vila boêmia paulistana: as mesinhas de boteco, o balcão e o espaço para os músicos estão lá. Mas logo de cara algo salta aos olhos. "Tem um tapete colorido e instrumentos de brinquedo, para as crianças interagirem", conta Tamara Araújo, uma das organizadoras do evento.

Ela, junto com Ana Pimentel, que são amigas e mães, tiveram a ideia em conjunto. Elas sempre gostaram de samba, mas não tinham um lugar seguro para os filhos enquanto curtiam um batuque gostoso. "Surgiu mais como uma brincadeira em causa própria. Engravidamos mais ou menos na mesma época e, quando nossos filhos tinham três meses de idade, fomos a um show em um parque. Pensamos: 'por que não criar um espaço para levar os bebês?'", lembra.

A estrutura é montada para dar conforto a pais e filhos. Há um fraldário e um estacionamento de carrinhos de bebê. O cardápio é adaptado: tem os petiscos de bar e cervejas, e também minissalgadinhos e pipoca, por exemplo, para alimentar a garotada. O som já é mais baixo, para não prejudicar a audição dos pequenos, e também permitir a conversa entre os pais.

Aliás, é uma ótima oportunidade para fazer novas amizades. "O Sambebê foge daquela coisa de 'encontro das mães na pracinha'. Rola o bate-papo sobre bebês, dos pais que querem voltar ao universo dos barzinhos", conta. No repertório do Sambebê, o samba é de raiz. "É a essência da música brasileira. Queremos já apresentar às crianças o que é a nossa cultura", completa Tamara. Isso é que é samba de berço.

Sala Crisantempo
Rua Fidalga, 521, Vila Madalena
(11) 3819-2287, 3814-2850
Horário: das 14h às 18h
Preço: R$ 20 de couvert artístico (R$ 15 com nome na lista: [email protected]; crianças até seis anos não pagam)

Atualizado em 11 Fev 2014.