Guia da Semana

Foto: Getty Images


As lentes coloridas, que fizeram muito sucesso há alguns anos, voltaram a ser tendência no mundo da moda. No entanto, antes de os adoradores dos olhos claros correrem para comprar um par, é preciso se informar sobre os danos que as lentes podem causar, caso sejam usadas sem orientação médica.

Segundo o Dr. José Pereira, oftalmologista responsável pelo Departamento de Estrabismo e Lente de Contato do Instituto de Olhos e Micro cirurgias de Brasília, irritações, alterações na córnea e perda da visão são algumas das lesões que o uso inadequado das lentes coloridas pode causar.

Porém, o uso das lentes coloridas não está proibido. Mas, para o bem de sua saúde ocular, é importante visitar um oftalmologista antes de se render aos encantos dos belos olhos claros. Afinal, as recomendações de um profissional, como a assepsia e o tempo máximo de uso contínuo das lentes, é fundamental.

Ele também poderá diagnosticar se o paciente tem uma boa lubrificação ocular e se apresenta tendência a desenvolver alguma doença que pode ser causada pelas lentes. Além disso, elas precisam ser feitas sob medida para respeitar a curvatura dos olhos de cada um.

Fonte:
Dr. José Geraldo Pereira
Oftalmologista responsável pelo Departamento de Estrabismo e Lente de Contato do Instituto de Olhos e Micro cirurgias de Brasília

Atualizado em 6 Set 2011.