Guia da Semana

Foto: Stck.Xchng

Baladas são templos hereges. Há o canto da fornicação, no qual exalam sêmen, fogo e enxofre. As músicas pregam tudo aquilo que a freira do seu colégio lhe mandou não fazer e são consumidas substâncias que lhe colocam em contato com os deuses durante um curto período de tempo. Porém, diversas denominações religiosas lançaram mão de recursos badalados na tentativa de atrair os jovens pecadores.

Os grupos de adolescentes nas igrejas promovem festas temáticas, encontros animados e até mesmo excursões para concretizar a evangelização. Como funcionariam tais tentativas?

Os retiros espirituais, por exemplo. Todo mundo sabe que isso não passa de uma abençoada rave em que as garotas, no auge da puberdade, aproveitam o afastamento dos pais para dar o primeiro beijo e levar o primeiro apertão na bunda - do gatinho da congregação, logicamente.

E a festinha depois da escola dominical? Nela, a crente do rabo quente se realiza ao dançar na boquinha da garrafa de água benta, aproximando a rechonchuda poupança do inferno.

Sem contar no que chamam de "balada de Jesus". A Igreja Renascer em Cristo, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, organiza uma festa que em nada se difere das noitadas convencionais. Há globo espelhado, gelo seco, DJs. O diferencial está no conteúdo das músicas tocadas. Como já se podia imaginar, é feita uma doutrinação by night.

Personagens como Adriano Gospel Funk, MC Erick, DJ Naudão, Kelly Krenti e MC F. Reis são responsáveis pelo agito daqueles que não fumam, não bebem e, em tese, não fazem sexo.

Para os católicos, não faltam opções de Cristotecas, que são iniciativas de evangelização que vem surgindo por todo o país. Lá, é possível curtir sons como o EletroCristo, TechnoCristo e outras músicas católicas reeditadas em formatos rock, forró, samba e axé. As festas são regadas pelos CristoDrinks - sem álcool. Não se pode fumar, nem "ficar". Os DJs adotam nomes sugestivos, como "Ecclesiasonic" e "Pax.Soundz".

Geralmente, os ingressos das Cristotecas consistem em doações de alimentos não perecíveis, revertidos para as comunidades carentes atendidas pelas paróquias organizadoras.

Numa época que sugere discussões sobre o aborto e o uso de preservativos, cair no pancadão pode causar consciência pesada, além de gravidez indesejada e aquela visitinha surpresa do HIV.

Por isso, irmãos, segurem firme na mão de Deus e vamos. Se até a beatada resolveu se render aos encantos da boemia, é sinal de que nós, os baladeiros, trilhamos o caminho dos céus.

Quem é o colunista: "The boy with the thorn in his side".

O que faz: Cursa o segundo ano de Jornalismo, fala besteira e é animador de velório nas horas vagas.

Pecado gastronômico: Massas em geral.

Melhor lugar do Brasil: Minha casa, ora essa!

Fale com ele: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.