Guia da Semana

Foto: Nathalia Clark/APH

Eduardo Spohr, Marcos Gomes, Alexandre Ottoni e Deive Pazos: nerd power!

Na palestra da tarde de hoje, os líderes do blog Jovem Nerd, Alexandre Ottoni e Deive Pazos, falaram do nerd power, do orgulho em ser nerd, e interagiram com a plateia - formada, na sua grande maioria - por jovens aficionados por tecnologias.

Em uma conversa descontraída, eles não se resumiram a falar de ídolos do mundo geek, como Steve Wozniak, co-fundador da Apple, ou filmes-símbolo dessa cultura, como Star Wars ou Senhor dos Anéis. "Devemos pegar o conhecimento de nerd e espalhar por aí", disse Pazos.

Uma das definições do que é ser nerd foi dada pelo próprio Ottoni: "Um dos princípios do nerd é ser curioso". E é bem isso mesmo: alguém que gosta de desmontar as coisas para ver como funcionam, coleciona revistas em quadrinhos e passa horas jogando RPG (role-playing games, ou jogos de interpretação de personagens).

Mas, mais do que consumir e fazer parte da cultura nerd, é importante também usar esse conhecimento para empreender um negócio - e esse foi um dos principais assuntos. Os dois blogueiros chamaram ao palco Marcos Gomes, criador da Boo-Box (aplicativo que destaca palavras que possam ser linkadas com banners publicitários), e Eduardo Spohr, autor do livro "A Batalha do Apocalipse".

Tanto Spohr quanto Gomes, para realizar seus sonhos, usaram o que haviam aprendido em horas de estudo solitário - Gomes começou a aprender programação sozinho, aos 11 anos de idade; Spohr foi mestre em várias rodadas de RPG, mas ficou desempregado. Hoje, ambos são bem sucedidos com seus empreendimentos, e se orgulham disso.


Eles também passaram por dificuldades até seus negócios começarem a vingar. Noites sem dormir, preocupação em como pagar as contas eram constantes na vida deles. Mas a dica é nunca desistir. "Não deixem que as dificuldades te parem", completou Gomes. "Usem sua energia para mudar a sua realidade". Pazos brincou e disse que um dos seus ídolos é Rocky Balboa, interpretado por Sylvester Stallone, do filme Rocky: ele foi um lutador de boxe obstinado e treinou muito para ser vencedor. "Ele não desiste, seja perseverante".


Atualizado em 6 Set 2011.