Guia da Semana

Foto: Getty Images


Aquela folha em branco na sua frente, as perguntas rodando dentro da cabeça e as respostas que teimam em não aparecer. Quem nunca passou por um aperto desses durante uma prova complicada? Às vezes a gente estudou, sabe tudo, mas na hora o nervosismo faz nosso cérebro travar...é o famoso "branco".

Enfrentei muitas situações como essa no colégio. Por ficar angustiada e ansiosa com o teste, assim que pegava o papel nas mãos, acontecia um grande branco na minha mente. Em muitas ocasiões, eu conseguia respirar fundo e dizer para mim mesma: "Calma, você sabe responder essas perguntas. Fique tranquila e vá escrevendo o que lembrar". É uma boa técnica para desacelerar e melhorar a concentração. Você também pode comer um chocolatinho ou tomar um gole de água para tentar se acalmar.

Normalmente, o "branco" acontece porque estamos inseguros. Ter que fazer uma prova para testar seus conhecimentos sobre um determinado assunto gera o medo de falhar - "E se eu não souber alguma resposta? E se eu não souber NENHUMA das respostas?". Para se prevenir, o melhor é estar bem preparado, com a matéria toda revisada na cabeça. Claro que você terá dúvidas em um ou outro ponto, que pode ser discutido com a professora ou professor, ou ainda com os colegas de classe. Estudar em grupo também é uma boa opção.

No momento da prova, pense: "Eu fiz tudo o que podia", mesmo que você não tenha estudado o suficiente. Neste ponto, já não há mais nada a se fazer, então concentre no que você fez e já sabe para garantir as questões que consegue responder. Depois, faça um exercício de memória ou de raciocínio lógico para tentar acertar as outras que você não sabe.

Pensar racionalmente e sistematicamente ajuda o nosso cérebro a funcionar melhor. Entrar em pânico não vai adiantar, pois as coisas embaralham na nossa mente e aumenta as chances de errarmos. Por isso, mantenha sempre o pensamento focado e os ânimos tranquilos: você passará por muitas provas na vida, escritas ou não, e precisará superá-las da melhor forma possível.

Quem é o colunista: Fernanda Carpegiani - Uma jovem cheia de energia, que aproveita a vida de uma forma intensa e particular.

O que faz: Jornalista apaixonada.

Pecado gastronômico: Batata frita.

Melhor lugar do Brasil: Ubatuba - São Paulo.

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.