Guia da Semana

Foto: Getty Images


A mãe e o bebê estão ligados intimamente através dos sentidos do tato e olfato. Por isso, não há lugar melhor para o bebê do que estar o colinho da mãe e sentir o seu cheiro é como um efeito calmante!

O aroma provoca sensações e sentimentos, é comum às pessoas relacionarem um cheiro a um sentimento, por isso é tão natural usarmos os benefícios da aromaterapia como aliada nos cuidados com os bebês e crianças.

Essa ciência atua diretamente no centro das emoções, o sistema límbico no cérebro alterando o estado emocional. Há inúmeras pesquisas científicas que comprovam os resultados terapêuticos do uso da aromaterapia.

A aromaterapia compreende o uso de óleos essenciais 100% puros de diferentes partes das plantas (flores, folhas, sementes, raízes e cascas) beneficiando os pequenos de forma integral. As propriedades variam de acordo com a planta, mas podem ser estimulantes, calmantes, analgésicas, expectorantes, entre outras.

Não confunda óleo essencial com essência, essas em nada atuam, apenas deixam um cheirinho gostoso no ar.

Por seus efeitos a aromaterapia vem a ser uma ótima forma de acalmar os pequenos, nos momentos de inquietação, cólicas, para facilitar o sono ou simplesmente para trazer equilíbrio e oferecer relaxamento aos pequenos.

Um óleo bastante interessante e indicado para bebês e crianças é a lavanda e pode ser usado desde nascimento. A lavanda, especialmente, possui uma ação relaxante ajudando a acalmar os pequenos.

Dica:

Num aromatizador próprio (difusor) coloque 1 - 2 gotinhas de óleo essencial de lavanda e deixe por 15 minutos no quarto do bebê/criança e você perceberá a diferença no comportamento do pequeno!

Lembre-se apenas, de deixar o frasco de óleo longe das crianças, sabemos o quanto os pequenos são curiosos! Se ao manipular o óleo, este cair na sua pela lave em água corrente e não se exponha ao sol, já que pela sua concentração o contato direto com a pele pode ser tóxico e causar queimaduras.


Quem é a colunista: Denise Gurgel.

O que faz: Fisioterapeuta atuante na área materno-infantil e especialista em shantala

Pecado gastronômico: Pães - todos os tipos, formas e sabores!

Melhor lugar do Brasil: Parece clichê, mas é a minha casa.

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 1 Dez 2011.