Guia da Semana

Divulgação: Conrad Editora

Belas mulheres exibem suas sinuosas curvas em posições sensuais. Os traços finos e bem delineados demarcam uma fantasia realizada através da utilização de linhas e cores, impressa no papel que separa o mundo das histórias em quadrinhos eróticas da realidade. Contos que deixam os leitores embriagados, seduzidos e apaixonados, são expelidos com delicadeza em suas mentes, os guiando de maneira suave até a profundidade da trama, repleto de casos amoroso e momentos sublimes de êxtase, a arder no fogo dos amantes.

Misturados em enredos históricos, encharcados de impossíveis romances, ou abordando as mais íntimas aventuras vivenciadas em um cotidiano frenético dos tempos modernos, a arte seqüencial do gênero fascina o público pelo requinte da narrativa utilizada.

Divulgação: Conrad Editora
Muitos autores se consagraram em todo o mundo ao trabalhar com o polêmico tema e por brincar com a imaginação das pessoas. O italiano Milo Manara é considerado um expoente clássico, responsável por difundir suas obras dentre o grande público e agregar cada vez mais admirados. Frédéric Boilet é outro astro do erotismo, pois além de conquistar boa parte do mundo com sua refinada arte, ganhou grande aceitação por parte dos japoneses e foi elevado ao patamar dos poucos quadrinhistas ocidentais bem sucedidos no arquipélago nipônico. Precursor do estilo em terras nacionais, Carlos Zéfiro representou a era dourada da modalidade mesmo durante a ditadura. Os catecismos, como são denominadas os trabalhos do desenhista, deixaram os militares tão ensandecidos com as imagens impressas, tidas como indecentes, que até iniciaram uma investigação para prender o responsável.

"Falar de quadrinhos eróticos significa falar de um gênero popular por si só. No Brasil, onde as publicações foram constantes desde os anos 60, nomes como Manara, Serpieri e Crepax ficaram conhecidos e hoje são reverenciados como mestres. Não creio que estas HQs sofram mais ou menos preconceito do que outras publicações do estilo, como revistas ou livros. Se existe, trata-se do mesmo dispensado a todas as manifestações mais livres e explícitas da sexualidade", explica o editor da Conrad Editora, Alexandre Boide.

Divulgação: Conrad Editora
"À medida que o leitor se aprofunda no assunto, acaba descobrindo que, além da sensualidade, existe muito mais. Por exemplo, a avassaladora trama político-criminosa de uma série como Bórgia, o vibrante relato do cotidiano presente em um álbum como Omaha - A Stripper, o espírito de uma época muito especial retratado em Valentina, o mergulho nas profundezas da alma humana que permeia as histórias de Suehiro Maruo. Uma grande diversidade de tramas bem contadas que, por abordar a questão da sexualidade e da intimidade de homens e mulheres, acabam sendo às vezes muito mais completas e complexas em sua tentativa de reproduzir a realidade."

Voyagers de plantão

Deixando a vergonha de lado e sem medo de descobrir outras facetas da arte, um crescente número de pessoas está explorando este gigantesco e sedutor universo para desvendar todos os seus mistérios. Fernanda César confessa que conheceu o gênero durante a infância, no quarto do irmão mais velho de uma amiga. Pilhas e pilhas da antiga revista Heavy Metal, destinada ao público adulto, despertaram o interesse da garota, que continua até hoje. "Fiquei completamente apaixonada pelo visual que Manara criou para sua Gullivera. A capa com a garota, que dá título a história, escondendo o sexo com um chapéu de três pontas, é simplesmente linda!"

Divulgação: Conrad Editora
"O que mais me chama a atenção são as ilustrações, porém não é a mesma coisa se não tiver um bom enredo. Adoro desenhar a figura feminina desde criança, então aprecio mesmo observar os traços, efeitos, cores, uso do espaço, enfim, as mil maneiras de contar uma história interessante através das imagens", deixa explícito a garota, aproveitando também para relatar um ocorrido divertido relacionado ao tema: "Este ano, no amigo-secreto do meu trabalho, pedi e ganhei o livro Tentação à Italiana, de Gonçalo Júnior, sobre os quadrinhos eróticos de grandes mestres italianos. Ele tem formato grande e, claro, é recheado de imagens. Foi o suficiente para me chamarem de tarada! Mas no final, todo mundo quis folhear."

Glauber Gomes diz que sempre foi fã e o estilo empregado por certos autores lhe chamou a atenção, pois o trabalho de um deles lhe lembrara um de seus artistas preferidos, Luis Royo. "Se tratava de quadrinhos de tema adulto muito bem desenhados e tramas diferentes das encontradas por aí. Fui atrás de mais e a primeira que tive acesso foi Kamasutra, desenhada pelo Manara. Bom, não era a apresentação das posições como pensava, mas sim uma obra de muita qualidade".

Através da publicação de O Vampiro que Ri, de Suehiro Maruo, Jorge Miashike encontrou um mundo completamente diferente, pesado, sombrio, erótico e extremamente grotesco. "A primeira vez foi repugnante, mas depois de ler várias vezes, notei uma beleza em seu trabalho, que vai desde o cuidado de desenhar até a elaboração do enredo. São poucas as editoras que se aventuram na publicação desse tipo de material, a Conrad e a Zarabatana Books são as únicas. O público é bem restrito, não pelo conteúdo erótico, mas sim pela violência extrema. Não é ideal que se leia no ônibus ou outros locais com muito movimento", conclui.

Conheça e veja as obras dos principais artistas!

Colaboração:

www.conradeditora.com.br

Atualizado em 1 Dez 2011.