Guia da Semana

Foto: Getty Images

Quando chega o final do ano parece que todos ficam mais sensíveis. Incrível como essa época do ano mexe com as pessoas. Os sentimentos ficam mais aflorados e todos querem ficar perto de suas famílias e amigos. Mas será que esse sentimento não deveria durar o ano inteiro?

A relação entre pais e filhos sempre foi complexa. Brigas e discussões são muito comuns. Os motivos nem sempre são tão sérios e, na maioria das vezes, são fúteis e bobos. Eles não te deram dinheiro, eles não te deixaram sair, eles querem que você arrume seu quarto, etc. No final das contas, alguns filhos até saem de casa, alguns voltam, outros não.

Agora pense: você já se colocou no lugar de seus pais? Bom, eu já, e várias vezes percebi que se eu estivesse no papel deles faria o mesmo. Então, abri meus olhos e vi o quanto eu estava errado e deixando meu orgulho falar mais alto. Imaginei que se eu tivesse um filho não iria querer que nada de ruim acontecesse com ele, porque eu me culparia pelo resto de minha vida.

Existem pessoas que, mesmo depois de adultas, continuam brigando com seus pais, outros nem sequer falam com eles. Nesse caso podem até existir problemas mais sérios, que, no final das contas, poderiam ser resolvidos, mas o orgulho sempre fala mais alto. Outro lado é que quando crescemos nosso tempo junto de nossos pais vão diminuindo, começamos a ter uma vida mais atarefada e com muitas responsabilidades.

Conheço pessoas que se arrependeram muito das coisas que disseram ou das que deixaram de dizer para seus pais. Seja porque perderam eles muito cedo ou mesmo porque nunca os conheceram. E se pudessem voltar atrás fariam tudo diferente.

Mesmo sendo tão comuns, as brigas entre pais e filhos podem ser evitadas; seja por uma palavra dita de maneira diferente, um gesto menos agressivo ou uma tolerância mais presente na vida de ambos. Tolerância essa que está em falta em quase todas as famílias.

O certo é ser mais tolerante com seus pais e pensar que eles querem te proteger, simplesmente porque te amam. Se coloque no lugar deles, imagine o que você faria se os papéis fossem invertidos. Como já dizia os versos de Renato Russo "... você diz que seus pais não te entendem, mas você não entende seus pais...". Diga as coisas que você não tem coragem como "te Amo" e "obrigado por tudo". E por final, aproveite seus pais, curta-os o máximo possível, pois não existe ninguém que te ama mais do que eles e você não sabe até quando eles estarão presentes em sua vida.

Quem é o colunista: Diego Aquino.

O que faz: Estudante de Jornalismo.

Pecado Gastronômico: Pizza.

Melhor Lugar do Brasil: Porto Seguro.

Para Falar com ele: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.