Guia da Semana

Foto: Getty Images


Sintomas como dificuldade de concentração, irritabilidade, fraqueza, cansaço, tontura e falta de ar podem ser um sinal de que está faltando um mineral importantíssimo para o corpo. O ferro faz parte de diversas reações químicas do nosso metabolismo, é imprescindível na formação da hemoglobina, no transporte do oxigênio para as células e também contribui no sistema imunológico. A falta deste componente traz uma doença bastante conhecida: a anemia.

Como perceber a falta do mineral


Os primeiros sinais de que há algo errado com a taxa de ferro começam a aparecer na pele, que fica com algumas lesões, no cabelo e nas unhas, que crescem devagar e quebradiços. De acordo com Mercedes Granja, nutróloga e professora da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, "o indivíduo carente também relata depressão e perda de apetite. As mulheres com taxas de ferro muito reduzidas param de menstruar, pois o organismo tenta economizar o mineral ao máximo".

A anemia também é bastante conhecida das crianças. "Os pais devem perceber se o filho está sonolento, desanimado, com dificuldade de aprendizado, pálido, irritado e desatento", ressalta o médico Francisco Lembo Neto, coordenador da pediatria do Hospital Leforte. Para os pequenos, fazer a reposição deste mineral é mais difícil, porque eles não gostam da maioria dos alimentos que tem a substância.

Para vencer a carência

Leite materno, gema de ovo, agrião, couve, cheiro verde e fígado são algumas das opções para a reposição do nutriente, mas já existem no mercado vários tipos de leite modificado com adição do mineral, além da velha e boa panela de ferro, que pode ser uma aliada a mais no combate a doença.

Para vencer a falta de ferro no organismo é preciso acompanhamento médico e muitos alimentos ricos do nutriente. Dependendo do grau da carência deste mineral, a reposição pode ser feita com medicamentos, administrados por via oral ou injeções. Em casos extremos, há a necessidade de fazer uma transfusão sanguínea de um preparado chamado "papa de hemácias", que é um concentrado de glóbulos vermelhos.

Vitamina C auxilia na absorção

O conteúdo de ferro nos alimentos é relativamente baixo e os de origem animal são os mais ricos no mineral, como carnes (principalmente fígado). O ferro também está presente nos vegetais, porém com conteúdo ainda menor e de absorção mais difícil, como o feijão, nozes, folhas verdes e cereais integrais. "Não adianta nada encher o prato de alimentos com alto teor de ferro se não se tomar certos cuidados para facilitar sua absorção. A maneira mais usual é ingerir, juntamente com a refeição, sucos de frutas cítricas (laranja e limão), pois a vitamina C auxilia na absorção", alerta Mercedes.


Alimentos
que podem ajudar na reposição do ferro


Origem animal (melhor aproveitado pelo organismo)
- Carnes vermelhas, principalmente fígado de qualquer animal e outras vísceras, como rim e coração;
- Carnes de aves, peixe e mariscos crus;
- Gema de ovos.

Origem vegetal
- Folhas verde-escuras, como agrião, couve, cheiro verde, taioba;
- Leguminosas (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha);
- Grãos integrais ou enriquecidos com ferro;
- Nozes e castanhas;
- Rapadura e açúcar mascavo.

Fonte: nutricionista Daniela Jobst

Atualizado em 6 Set 2011.