Guia da Semana

Foto: Divulgação/


A nova versão do jogo Silent Hill já está quase pronta! Silent Hill Downpour é o oitavo game da série e marca um novo polo na franquia. Da mesma forma que os anteriores, o jogo se passa da tenebrosa cidade de Silent Hill, mas, desta vez, o presidiário Murphy Pendleton sofre um acidente durante sua transferência do presídio e acaba entrando na cidade. O jogo mantém alguns fortes atributos que são referências do game, como a forte neblina, a música totalmente aterrorizante, a transformação do cenário e, principalmente, o terror psicológico que faz o jogo ser o que é.

O jogo procurou promover uma grande interação, e foi criado até um concurso para as pessoas terem seus nomes gravados na lápide do cemitério de Silent Hill.

O sistema de armas mudará completamente em relação aos games anteriores: não haverá inventário, ou seja, nada de ficar carregando tudo o que ver pela frente. Desta vez, será mais realista: o personagem só poderá carregar o que conseguir levar. Sendo assim, tome cuidado, pois, se usar muito uma determinada arma, ela poderá quebrar. Outra novidade será o formato das batalhas: do mesmo modo de God of War e diversos outros games, você terá que apertar determinadas sequências de botões para poder escapar de algumas situações, e o dano será mostrado pelo sangue na roupa do personagem. Ou seja, quanto maior a quantidade de sangue, mais danos o jogador teve.

O cenário do game será gigantesco. Assim, para que se possa percorrer rapidamente de um ponto para o outro, o game contará com um sistema de metrô que será muito útil, uma vez que o jogo terá diversas missões extras, o que traz muita vontade de vasculhar o mapa. Então, prepare seus bilhetes e bom tour pela cidade! No entanto, os que são mais tradicionais e esperam ver escolas e hospitais desta vez ficarão decepcionados, pois a intenção do novo jogo é mostrar um cenário totalmente inovado, já que, nos jogos anteriores, a parte da cidade chamada Downpour era visível no mapa, mas impenetrável para o jogador.

O jogo terá aproximadamente dez horas de duração, sendo possível alterar o nível de dificuldades do game em tempo real, ressaltando que a dificuldade dos puzzles foi aumentada, o que podem tornar as dez horas previstas muito maiores. E também há a possibilidade de trocar de roupas.

Mas o fator mais influente do jogo será a água: ela estará em todos os lugares, como rios no teto, e a chuva constante. Ainda não há muito sobre isso, mas o que sabemos é que a água será a chave para a solução de tudo.

Os inimigos são um caso à parte. A dificuldade que eles apresentarão no jogo será inacreditável, sendo que, na maioria das vezes, a melhor opção será não lutar e fugir o mais rápido possível para evitar o combate. Vale lembrar que toda esta dificuldade estará atrelada à limitação de só poder usar uma arma de cada vez.

O final do jogo será muito parecido com os antecessores, com a opção de escolher quem será salvo, trazendo, com isso, diversos finais, o que forma o replay do jogo muito grande.

O jogo será lançado para Playstation 3 e XBox360 ainda neste ano. Então, fica aí o
desafio de jogar mais um game da série Silent Hill sem ficar com medo, principalmente se estiver jogando sozinho de madrugada, no escuro, em um dia de chuva, com relâmpagos e trovoadas. Mas, com certeza, o jogo é totalmente recomendado para quem está procurando um bom survivor horror, e também para aqueles que querem levar uns bons sustos!


Leia as colunas anteriores de Renan Rubio:

Marvel vs Capcom 3

Zumbis em 3D


Quem é o colunista: Uma pessoa que leva games a sério.

O que faz: Programador de Jogos Digitais.

Pecado gastronômico: Pizza. Só paro de comer quando não aguento mais.

Melhor lugar do mundo: Igreja.

O que está ouvindo no carro, rádio, mp3: Eclético, mas escuto, principalmente, gospel.

Fale com ele: [email protected], siga seu Twitter ou seu blog.


Atualizado em 6 Set 2011.