Guia da Semana

Foto: Sxc.Hu


Tem dias em que o mundo parece estar nas nossas costas. Afazeres e problemas cotidianos nos ocupam a cabeça a ponto de acharmos que ela pode explodir. Já em outros momentos, não temos absolutamente nada pra fazer e ficamos na frente da TV e do computador completamente entediados. De uma forma ou de outra, não achamos o equilíbrio e ficamos insatisfeitos, quando não infelizes.

Os extremos são igualmente ruins. Estar ocioso poder ser bom por algum tempo, mas logo cansa e entramos num marasmo insuportável, como acontece num período de férias muito longo, sem nada pra fazer, ou quando não achamos um amigo para nos acompanhar num final de semana. É inevitável que existam momentos como estes. Geralmente o que mais incomoda é ficar sozinho.

Nessas horas, podemos aprender como é gostoso ir ao cinema acompanhado por um saco bem grande de pipoca, ou passear pelo bairro, observando as pessoas, prédios e carros. Cada um, à sua maneira, consegue encontrar alegria em coisas simples e até cotidianas, se as encararmos com um olhar mais apurado.

O mesmo vale para quando temos muitas tarefas. Não dá pra querer tudo o tempo todo (parece óbvio, mas muitos estresses são consequências dessa tentativa). Se tivermos trabalho ou prova, não tem como ir à academia ou sair com os amigos. E não adianta fazer tudo correndo, porque não aproveitamos bem nem uma coisa, nem outra. Mas quando não dá pra balancear, o ideal é reservar um tempo do dia só pra você e fazer algo que te deixe bem. Dependendo do momento, pode ser ler um bom livro, jogar videogame, comer um doce gostoso, se exercitar ou até dormir.

Valorizar as coisas que gostamos e aprender a lidar com as ruins faz parte do amadurecimento. Precisamos aceitar que a vida nem sempre é regular e tentar nos adaptar aos altos e baixos, para nos estressarmos menos e curtirmos mais todos os momentos preciosos que temos.

L eia também:

Mudou tudo, e agora?


Natal em Família

Que namoro é esse?

Quem é o colunista:Fernanda Carpegiani - Uma jovem enérgica queaproveita a vida de uma forma intensa e particular.

O que faz: Jornalista apaixonada.

Pecado gastronômico: Batata Frita.

Melhor lugar do Brasil: Ubatuba - São Paulo.

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.