| Foto: Sxc.hu |
![]() |
Na hora da paquera, um dos ingredientes indispensáveis é o mistério. Afinal, não há nada melhor do que deixar o seu admirador morrendo de curiosidade pra saber se é correspondido ou não. Acontece que, nessa brincadeira de "esconde-esconde", você também acaba ficando em dúvida em relação ao que seu "alvo" sente ou deixa de sentir por você.
Os mais ansiosos podem tentar decifrar o enigma só pelos "códigos" que o corpo da gente deixa escapar enquanto paqueramos. Segundo a psicóloga Martha Daúd, nós demonstramos o que sentimos através desses sinais e, muitas vezes, nem percebemos. "Todos nós temos medos, vontades e inseguranças. E é a partir deles que emitimos esses sinais", explica.
A estudante Karina Plausinaitis, 16, acredita que muita coisa possa ser descoberta se repararmos nesses códigos. "Quando a pessoa quer demonstrar interesse, a atitude é o jeito mais fácil, mesmo que seja sem querer. Mas alguns ´ninjas´ conseguem esconder", diz. A professora de inglês Natália Santarelli, 19, acha que depende muito da pessoa. "Às vezes, a pessoa é super legal com você, mas é o jeito dela. Mas se ela não for assim normalmente e começar a mudar do nada é porque está mostrando afeto", diz.
| Foto: Arquivo Pessoal |
![]() |
| Karina acredita nos sinais do corpo |
Um dos primeiros sinais não é tão fácil assim de ser percebido, mas com um pouco mais de atenção, é possível detectar. É normal que, quando interessadas em alguém, as pessoas automaticamente se tornem mais vaidosas e passem a se preocupar mais com os detalhes. As roupas, a pele e principalmente os cabelos têm de estar impecáveis. "Os meninos, por exemplo, pensam em como mostrar mais masculinidade e ensaiam como cruzar os braços e as pernas", explica a psicóloga.
Durante uma conversa, a ansiedade também não passa desapercebida aos olhos dos mais atentos. Quando ela chega, é comum cruzar os braços e balançar as pernas ou os pés sem parar. Olhar para o nada e ficar contando muitas vantagens podem indicar insegurança ou sentimento de inferioridade.
O nervosismo pode ser percebido pelas mãos geladas. Essa não é uma tarefa difícil, mas para reparar nesse detalhe, é preciso que o futuro casal já tenha certo grau de intimidade. Os que adoram mentir também têm grandes chances de serem pegos no pulo, já que o sinal mais comum é bem difícil de disfarçar: não fixar ou desviar o olhar para responder uma pergunta ou até mesmo, durante toda a conversa.
Estou a fim de alguém, e agora?
Depois que a gente descobre que está interessado em alguém, o próximo passo é saber como "abordar" o nosso alvo. Enquanto alguns optam por abrir o jogo logo de cara, outros preferem dar uma disfarçada. "Quando fico a fim de alguém, faço de tudo pro menino não perceber, porque dependendo posso levar um fora", explica Natalia.
| Foto: Getty Images |
![]() |
Para quem quer mostrar que está a fim de alguém, mas pretende ser discreto, as indiretas e olhares são as melhores "técnicas". "Quando quero que a pessoa perceba que estou a fim, fico dando indiretas até o garoto tomar a iniciativa", diz Natalia.
Mas, essas técnicas nem sempre têm o resultado desejado. Afinal, se a pessoa for distraída demais, as coisas podem complicar um pouco e, nesses casos, a melhor saída é falar tudo logo de uma vez. "Indiretas bem feitas são boas quando o garoto de quem você está a fim tem a ´habilidade´ de entender. Se for alguém meio desligado, tem que ser mais direto mesmo", diz Karina, que acredita que as expressões faciais também ajudam na hora de demonstrar esse tipo de sentimento.
| Preste atenção nos sinais Saber quando alguém está a fim de você definitivamente não é a mais fácil das tarefas. No entanto, alguns sinais que nossos corpos emitem em determinadas situações podem ajudar na hora de desvendar os mistérios da paquera. Confira: ? Assim que o interesse por alguém surge, as pessoas costumam ficar mais vaidosas e preocupadas com a aparência. ? O balançar das pernas ou pés e braços cruzados pode indicar que a pessoa está ansiosa. ? O olhar vago é um dos sinais de insegurança. Quando a pessoa está insegura, não é difícil que ela acabe se sentindo inferior aos outros e por isso, comece a contar muitas vantagens. ? O nervosismo é denunciado muitas vezes pelas mãos geladas. ? Não fixar ou desviar o olhar ao responder uma pergunta ou enquanto conversa é a maneira mais fácil e eficaz de perceber quem está contando uma mentira. |
Fonte:
Martha Daúd
Psicóloga
E-mail: [email protected]
Atualizado em 1 Dez 2011.


