Guia da Semana

Foto: Sxc.hu

Na hora da paquera, um dos ingredientes indispensáveis é o mistério. Afinal, não há nada melhor do que deixar o seu admirador morrendo de curiosidade pra saber se é correspondido ou não. Acontece que, nessa brincadeira de "esconde-esconde", você também acaba ficando em dúvida em relação ao que seu "alvo" sente ou deixa de sentir por você.

Os mais ansiosos podem tentar decifrar o enigma só pelos "códigos" que o corpo da gente deixa escapar enquanto paqueramos. Segundo a psicóloga Martha Daúd, nós demonstramos o que sentimos através desses sinais e, muitas vezes, nem percebemos. "Todos nós temos medos, vontades e inseguranças. E é a partir deles que emitimos esses sinais", explica.

A estudante Karina Plausinaitis, 16, acredita que muita coisa possa ser descoberta se repararmos nesses códigos. "Quando a pessoa quer demonstrar interesse, a atitude é o jeito mais fácil, mesmo que seja sem querer. Mas alguns ´ninjas´ conseguem esconder", diz. A professora de inglês Natália Santarelli, 19, acha que depende muito da pessoa. "Às vezes, a pessoa é super legal com você, mas é o jeito dela. Mas se ela não for assim normalmente e começar a mudar do nada é porque está mostrando afeto", diz.

Foto: Arquivo Pessoal
Karina acredita nos sinais do corpo
Já o estudante André Gogolla, 19, é mais radical e acredita que esses sinais só signifiquem alguma coisa quando uma pessoa realmente gosta da outra. "Hoje em dia, muitos têm apenas o interesse de se divertirem com outras pessoas e mais nada, sem nenhum sentimento ou sentido", explica.

Um dos primeiros sinais não é tão fácil assim de ser percebido, mas com um pouco mais de atenção, é possível detectar. É normal que, quando interessadas em alguém, as pessoas automaticamente se tornem mais vaidosas e passem a se preocupar mais com os detalhes. As roupas, a pele e principalmente os cabelos têm de estar impecáveis. "Os meninos, por exemplo, pensam em como mostrar mais masculinidade e ensaiam como cruzar os braços e as pernas", explica a psicóloga.

Durante uma conversa, a ansiedade também não passa desapercebida aos olhos dos mais atentos. Quando ela chega, é comum cruzar os braços e balançar as pernas ou os pés sem parar. Olhar para o nada e ficar contando muitas vantagens podem indicar insegurança ou sentimento de inferioridade.

O nervosismo pode ser percebido pelas mãos geladas. Essa não é uma tarefa difícil, mas para reparar nesse detalhe, é preciso que o futuro casal já tenha certo grau de intimidade. Os que adoram mentir também têm grandes chances de serem pegos no pulo, já que o sinal mais comum é bem difícil de disfarçar: não fixar ou desviar o olhar para responder uma pergunta ou até mesmo, durante toda a conversa.

Estou a fim de alguém, e agora?
Depois que a gente descobre que está interessado em alguém, o próximo passo é saber como "abordar" o nosso alvo. Enquanto alguns optam por abrir o jogo logo de cara, outros preferem dar uma disfarçada. "Quando fico a fim de alguém, faço de tudo pro menino não perceber, porque dependendo posso levar um fora", explica Natalia.

Foto: Getty Images
André já acredita que, se você sente algo mais forte por alguém, o jeito é confessar logo. "Se estou a fim de alguém, a melhor coisa que devo fazer é dizer tudo que sinto da forma mais sutil possível, sem exaltar muito esse desejo pela pessoa", diz.

Para quem quer mostrar que está a fim de alguém, mas pretende ser discreto, as indiretas e olhares são as melhores "técnicas". "Quando quero que a pessoa perceba que estou a fim, fico dando indiretas até o garoto tomar a iniciativa", diz Natalia.

Mas, essas técnicas nem sempre têm o resultado desejado. Afinal, se a pessoa for distraída demais, as coisas podem complicar um pouco e, nesses casos, a melhor saída é falar tudo logo de uma vez. "Indiretas bem feitas são boas quando o garoto de quem você está a fim tem a ´habilidade´ de entender. Se for alguém meio desligado, tem que ser mais direto mesmo", diz Karina, que acredita que as expressões faciais também ajudam na hora de demonstrar esse tipo de sentimento.

Preste atenção nos sinais
Saber quando alguém está a fim de você definitivamente não é a mais fácil das tarefas. No entanto, alguns sinais que nossos corpos emitem em determinadas situações podem ajudar na hora de desvendar os mistérios da paquera. Confira:

? Assim que o interesse por alguém surge, as pessoas costumam ficar mais vaidosas e preocupadas com a aparência.
? O balançar das pernas ou pés e braços cruzados pode indicar que a pessoa está ansiosa.
? O olhar vago é um dos sinais de insegurança. Quando a pessoa está insegura, não é difícil que ela acabe se sentindo inferior aos outros e por isso, comece a contar muitas vantagens.
? O nervosismo é denunciado muitas vezes pelas mãos geladas.
? Não fixar ou desviar o olhar ao responder uma pergunta ou enquanto conversa é a maneira mais fácil e eficaz de perceber quem está contando uma mentira.


Fonte:
Martha Daúd
Psicóloga
E-mail: [email protected]

Atualizado em 1 Dez 2011.