Guia da Semana



O escritor britânico Nick Hornby, 51 anos, que consegue - mesmo nessa idade - retratar de maneira precisa o universo dos adolescentes, principalmente dos meninos, acaba de ter seu último romance, Slam, traduzido para o Português. O livro é destinado especialmente ao público teen, cheio de gírias e linguagem descontraída, e faz diversas referências ao mundo pop, como Britney Spears, J. K. Rowling (autora de Harry Potter) e a gadgets como iPod e X-Box, só para citar coisas do primeiro capítulo!

A história, narrada em primeira pessoa, é sobre Sam, um adolescente skatista que vê o mundo desmoronar ao descobrir que vai ser pai com 16 anos.

Sam acha que tem alguns dotes artísticos, mas vive cercado por amigos que não valem uma conversa, perdendo tempo nas pistas de skate e pensa que a mãe é uma loser por não saber, com trinta e poucos anos, quem é Tony Hawk, seu ídolo. É com um pôster de Hawk, campeão mundial de skate na vida real, em seu quarto que o menino conversa e tem seus momentos meio terapêuticos, com direito a perguntas sobre o esporte, vida e futuro.

A diferença de classe social, um tema recorrente na literatura de Hornby, também é parte crucial na ambientação de Slam, já que a namorada do protagonista é de família tradicional e ele descente de "derrotados". A parte em que os dois começam o xaveco, como ele se desenrola e o day after, que não é dos melhores, podem parecer muito familiares para alguns leitores. Não chega a ser um "O Apanhador no Campo de Centeio", de J. D. Salinger, mas vale a leitura!

Título: Slam
Autor: Nick Hornby
Editora: Rocco
Preço médio: R$ 33,00

Atualizado em 6 Set 2011.