Guia da Semana

Foto: Getty Images


Sabemos que os sonhos são o início da busca para nossa realização pessoal. Mas, enquanto educadora, por diversas vezes presenciei os sonhos dos pais sendo depositados nos filhos e aí o caos estava estabelecido.

Atenção! Frustração, desânimo e rebeldia são sentimentos despertados nos filhos porque estes não entendem o motivo de tanta pressão, o repetitivo "faça isso", "faça aquilo", "participe disso". Algumas vezes, esses pais, na ânsia e na certeza de proporcionarem o melhor, acabam não escutando o que realmente é importante para seu filho.

Geralmente, essa sobrecarga é mais intensa com os filhos mais velhos, atitude que a maioria das pessoas comete em nome da própria realização pessoal: casar e constituir a família dos sonhos. Afinal, nada pode dar errado. Contraditório, não?

É claro que você, enquanto adulto responsável, deve orientar, direcionar, mas também criar condições para que o ser que está sob as suas responsabilidades tenha (dentro de um limite) a liberdade de fazer escolhas que, muitas vezes, não seriam as suas; mas que vale pelo menos ouvi-las.

Como pais, existem aspectos que certamente são indiscutíveis passar aos filhos, como estudar, ser educado, honesto, ter boas atitudes, saber ouvir, saber como falar e tantas outras que já conhecemos.

Mas além de tudo isso, pratique o famoso "sou todo ouvidos" com seu filho e você se surpreenderá! Mesmo que os sonhos não sejam os mesmos, você também é responsável porque algo seu está plantado ali. Com certeza vocês vão se conhecer melhor e chegarão a um censo comum onde todos sairão vencedores.

Leia a coluna anterior de Adriana Iassuda:

Educar além de formar


Quem é a colunista: Uma pessoa que adora ajudar os outros, amiga, emotiva e ama a sua profissão. Agir e não apenas falar.

O que faz: Sou coordenadora do Ensino Fundamental I e II do Colégio Itatiaia.

Pecado gastronômico: Chocolate.

Melhor lugar do mundo: Qualquer lugar com quem eu amo (marido, família e amigos).

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: Maria Gadú.

Fale com ela: http://www.colegioitatiaia.com.br/.


Atualizado em 6 Set 2011.