Guia da Semana

Foto: Getty Images

As cáries demoram em média um mês para se manifestar em forma de dor, se não forem tratadas

Amigos em casa, muitas brincadeiras e comilança o dia todo fazem parte do dia a dia das crianças durante as férias escolares. Com a falta da escola, os pequenos acabam saindo de sua rotina tradicional e ficam sem horários fixos para as ações cotidianas, como acordar, fazer as refeições e, por consequência, escovar os dentes acaba ficando para depois.

Segundo o dentista André Couto Prado, da Clínica Couto Prado, de São Paulo, o problema fica maior, pois, durante as férias, sem a fiscalização direta dos pais, os pequenos aumentam o consumo de alimentos cariogênicos - ricos em carboidratos, principalmente refinados, como doces, pães e biscoitos recheados - que, como indica o nome, favorecem o surgimento de cáries.

Consequências do descuido

O que a maioria das crianças não sabe é que a displicência com a higiene bucal pode causar-lhes sérios problemas. "Em crianças, as principais consequências são as cáries, que podem progredir para uma infecção no canal, mesmo em dentes de leite", revela a odontóloga Ivany Kabbach, da Clínica Smile Again, de São Paulo. Ela completa que também podem surgir inflamações nas gengivas, manchas de descalcificação e mau hálito, decorrentes da má escovação e da falta de uso do fio dental.

Já André frisa que é muito importante tratar das cáries o quanto antes, pois quando a doença acomete os dentes decíduos - ou de leite -, a saúde dos permanentes pode ser comprometida. "Se a criança não fizer o tratamento indicado, como a remoção e restauração da cárie, o problema vai se desenvolvendo e pode chegar a ser necessário fazer canal", afirma.

Foto: Getty Images

É importante pelo menos uma consulta anual no dentista, mesmo que a criança não goste muito

Para manutenção nas férias

Quando o cotidiano das crianças está diferente em função do recesso escolar, a melhor 'bússola' para preservar os hábitos dos pequenos é os pais. Tanto o pai quanto a mãe precisam dar o exemplo e fazer o número habitual de escovações diárias. "É preciso escovar os dentes no mínimo três vezes por dia, sendo que a última vez deve ser muito mais cuidadosa", frisa Ivany.

Outra dica da especialista para ajudar na higienização dos dentes das crianças é incentivar a mastigação de alimentos mais consistentes, como uma maçã, que ajuda na remoção de resíduos da superfície dos dentes. Visitas anuais ao odontopediatra também contribuem para as crianças adquirirem a consciência da necessidade da escovação dos dentes, especialmente após as principais refeições.

De acordo com André, os pais precisam levar as crianças em um dentista desde o nascimento, já que é necessário fazer a limpeza dos primeiros dentes. "Se não houver a higienização correta, o leite materno e até os alimentos não-cariogênicos - como frutas, verduras e legumes - podem formar cárie nos dentes", ressalta.

Para evitar uma visita ao dentista após o recesso escolar para remoção de cárie, Ivany recomenda que se faça aplicação de selante nos dentes antes desse período. Já para a prevenção atemporal, a dentista sugere que se faça uma proflaxia, seguida de aplicação de flúor.

Foto: Getty Images

Os pais precisam dar o exemplo para os filhos e escovaram os dentes pelo menos três vezes por dia

Na hora de viajar

Esquecer de colocar a escova de dente das crianças na mala é bastante comum entre os pais mais atarefados. O ideal, nesse caso, é adquirir uma nova assim que chegar ao destino da viagem. De acordo com André, o mais importante na escovação é a função das cerdas, pois o creme dental apenas auxilia na limpeza. No entanto, se for impossível comprar uma nova escova, Ivany sugere que as crianças façam a limpeza com uma gaze ou com os próprios dedos e um pouco de pasta.

As crianças jamais devem pegar a escova emprestada dos pais ou dos amigos, se não estiverem com a sua. "O uso da escova de dente dos outros pode provocar uma transferência de bactérias de uma boca para outra e causar a formação de cárie, gengivites e até mesmo transmitir doenças sistêmicas, como gripe e hepatite", adverte a odontóloga.

Já quando dor de dente aparecer no pequeno, e a família estiver viajando, os especialistas sugerem que seja feito o contato com o dentista de confiança e não indicam a auto-medicação. Se a criança estiver habituada com algum analgésico, Ivany indica que os pais deem o remédio como um primeiro socorro, o que, obviamente, não dispensa a visita ao dentista assim que possível.


Atualizado em 6 Set 2011.