Guia da Semana

Foto: Getty Images


Você, como eu, já deve ter ouvido falar de sorte, que outras pessoas venceram simplesmente por uma questão de sorte... você realmente acredita nisso? O que é a sorte?

Comecei a pensar sobre o assunto após ler artigos e conversar com algumas pessoas. Na verdade, sorte é uma combinação de fatores que, juntos, fazem com que alguém pareça ter sido agraciado por ela. Para quem olha de fora, os que venceram sempre tiveram sorte.

Vamos pensar um pouco em um empreendedor de sucesso. Com certeza, várias pessoas poderão dizer que ele só dependeu da sorte. Mas houve trabalho? Houve preocupação? Houve obstáculos? Teve pesquisa de mercado? Para todas essas perguntas, a resposta é sim.

Para que a sorte ocorra, é preciso, primeiro, ter atitude e segurança e, ao mesmo tempo, é fundamental estar consciente dos obstáculos.

Outra característica da sorte é manter boas amizades, que chamamos de conexões. As conexões com pessoas que possam ajudar, com certeza, são muito importantes. Cuidado para não pensar que só isso irá fazer tudo. Se você não for profissional o bastante, essas conexões que poderiam te ajudar podem acabar não servindo para nada.

Estar no lugar certo na hora certa também ajuda. Mas todos podemos dar um empurrão e criar momentos ideais, como alguns encontros necessários para ajudar no nosso objetivo.

Agora, imagine o contrário. Um daqueles dias em que você já acorda atrasado e parece que tudo está dando errado. O celular não funciona direito. As pessoas que você precisa conversar desmarcam. Se você parar e se observar como um espectador, como se estivesse em uma nuvem acima de tudo, verá que a sua atitude de começar uma conversa já poderá dar o tom para o final.

Não estou querendo dizer que tudo vai dar certo se você acordar de bom humor. Na verdade, a nossa atitude positiva poderá ajudar em como encaramos os nossos obstáculos.

Aqui vão algumas dicas que vão ajudá-lo a ter mais "sorte":

- Se você tiver claro o que quer, poderá enxergar as oportunidades que se apresentam e aproveitá-las melhor.

- Todas as escolhas têm consequências, tanto boas quanto ruins.

- Todos temos altos e baixos. A diferença é como encaramos os dois momentos.

- Desenvolva as suas habilidades para chegar onde quer.

- Tenha consciência das suas fraquezas e como você pode melhorá-las. Todos temos os nossos pontos fracos. Muitas vezes, eles podem ser usados a nosso favor.

Reveja os seus sucessos e dificuldades para enxergar se você só dependeu de sorte. Você poderá encontrar muitos pontos em que houve a sua interferência, e não foram meros acasos. Você, com certeza, batalhou para conseguir os seus objetivos.

Leia as colunas anteriores de Betina Serson:

As princesas de hoje

Redes sociais

O relacionamento acabou...

Quem é a colunista: Betina Serson.

O que faz: Psicopedagoga.

Pecado gastronômico: Adorar chocolate.

Melhor lugar do mundo: Minha casa com chocolate e assistindo um DVD que eu gosto.

O que está ouvindo no carro, rádio, mp3: Musicas do Glee.

Fale com ela: [email protected]








Atualizado em 11 Fev 2014.