Guia da Semana

Foto: divulgação


Um grupo de crianças que não consegue aprender. Uma professora interessada em modificar o fazer pedagógico. Essa trama é o pano de fundo do livro Superando obstáculos - A leitura e a escrita de crianças com deficiência intelectual.

Na obra, Maria Elisabeth Grillo mostra como alunos com deficiência intelectual foram capazes de construir o processo de leitura e escrita. Essa conquista, fruto da experiência da autora e da relação afetiva criada entre ela e os alunos, teve diversas fases e variou de acordo com a deficiência apresentada pela criança. O resultado mostra que o objetivo final da educação - a transformação - é passível de ser obtido, mesmo nos contextos mais desfavoráveis.

Destinado a educadores, psicólogos e aos pais de crianças com deficiência intelectual, o livro mostra a experiência de Maria Elisabeth com cinco alunos, em particular, que não conseguiam ler ou escrever. Ao descrever o dia-a-dia de Fernanda, Kleber, Sabrina, Tiago e Ulisses Thiago, ela mostra como pequenas conquistas transformam-se em grandes avanços.

De forma detalhada, a autora descreve as situações do dia-a-dia, a intervenção no contexto de sala de aula, a evolução e os avanços de cada criança. Ao final, apresenta uma síntese das conquistas individuais.

Serviço:
Superando obstáculos - A leitura e a escrita de crianças com deficiência intelectual
Autora: Maria Elisabeth Grillo
Editora: Plexus
Preço: R$ 31,90
Páginas: 152

Atualizado em 6 Set 2011.