Guia da Semana

Aquela máxima 'filho de peixe peixinho é' está se tornando cada vez mais verdade no mundo do show business do Brasil e do mundo. A explicação para isso? Toda criança costuma dizer quer ser igual ao pai ou a mãe quando crescer. Isso é natural, já que, quando pequena, ela enxerga seus pais como espelhos de vida e modelos de adultos ideais ou até herois.

É comum também os filhos serem influenciados pelos gostos, hábitos e profissão dos pais. Isso pode acontecer em todos os seguimentos profissionais, como medicina, engenharia, odontologia, advocacia, jornalismo e até no mundo das artes. Se o pai ou mãe são atores ou costumam frequentar o teatro, por exemplo, é bem provável que a criança desenvolva apreço pela arte.

Da mesma maneira, os pequenos podem pegar gosto pelo mundo da música, aprendendo instrumentos, compondo ou cantando, inspirados em seus pais. Mas essa decisão costuma ser firmada apenas na adolescência, quando é necessário optar por uma carreira. Engana-se quem pensa que é fácil escolher a mesma profissão do pai ou da mãe, já que a comparação e a cobrança serão ferrenhas e inevitáveis.

No entanto, o apoio dos pais e a transmissão de suas experiências adquiridas na carreira só tendem a impulsionar a vida profissional de seus filhos. Pelo menos é como tem pensado muitos gatinhos e gatinhas que são filhos de famosos. Veja alguns exemplos de adolescentes que possuem a genética artística na veia!

Filha da Xuxa



Quem já nasceu sobre a luz dos holofotes literalmente foi a Sasha Meneghel Szafir. Todas as informações de seu nascimento - até mesmo seu primeiro banho - foram veiculadas em rede nacional e, em seu primeiro dia de vida, a 'Princesinha dos Baixinhos' já era uma celebridade. Em 2003, a pequena foi backing vocal no DVD XSPB4, e, em 2005 soltou o gogó na música Alguém do projeto XSPB do ano seguinte, e no clássico infantil Linda Rosa Juvenil, dois anos depois.

Além da herança artística da mãe, Sasha também teve influências de seu pai, o empresário e também ator Luciano Szafir. Já em 2009, a power girl foi a personagem principal no longa Xuxa em o Mistério de Feiurinha, ao lado da mãe, Xuxa. No entanto, a gatinha recebeu muitas críticas negativas em relação a sua atuação no filme.

Filha do Didi

Foto: TV Globo/Alex Carvalho

Lívian e Didi durante as gravações do programa Acampamento de Férias, exibido no final de 2010

Antes de completar um ano de vida, Lívian Aragão já estreava na vida artística. Ela fez uma participação especial, em 1999, na película O Trapalhão e a Luz Azul, com apenas oito meses, e dividiu a cena com estrelas como Rodrigo Santoro, Adriana Esteves e seu pai, Renato Aragão.

Depois disso, a lindinha deslanchou em sua carreira de atriz com a forcinha do pai e participou dos filmes O Cupido Trapalhão (2003), Didi quer ser Criança (2005), Didi, o Caçador de tesouros (2006) e protagonizou mais dois filmes: O Cavaleiro Didi e a Princesa Lili (2006) e O Guerreiro e a Ninja Lili (2008). Lívian está com 12 anos e orgulha-se em conseguir conciliar os estudos com as aulas de teatro, canto e dança para se aperfeiçoar.

Filho do Fábio Jr.

Foto: TV Globo/Marcio Nunes

Fiuk seguiu os passos do pai, Fábio Jr., tanto no mundo da música quanto das novelas

Com apenas 20 anos, Felipe Galvão - ou melhor, Fiuk - é considerado um dos maiores astros teens do Brasil. E quem acha que é ele é muito novo para tamanho sucesso precisa conferir a biografia do gato, Diário de Fiuk, que acabou de ser lançada. Sua trajetória conta com títulos de ator, compositor e cantor. Seu primeiro talento surgiu com a música, aos oito anos, quando aprendeu a tocar violão.

Aos 13, já tinha composto a canção O Amor É Mais, em parceria com seu pai. Foi integrante da banda No Name, vocalista da banda Hori e, agora, prepara-se para lançar seu primeiro trabalho na carreira solo. O sucesso do gato aconteceu após seu estrelato no filme As Melhores Coisas do Mundo, da diretora Laís Bodansky, e como protagonista da novela da TV Globo, Malhação ID, em 2009.

Filha da Glória Pires



Neta do ator Antônio Carlos Pires, irmã da atriz Cléo Pires, filha do músico Orlando Morais com uma das atrizes mais renomadas do país, Glória Pires, Antônia Morais não teve como fugir do chamado do sangue. Com a maior idade completa, a gata já decidiu que vai seguir a carreira de atriz.

Antônia está fazendo aulas de teatro e pretende cursar a faculdade de cinema. Mas ela já mostrou que possui talento para atuar ao estrelar o curta-metragem Quase (2010). Além disso, essa it girl mostrou que possui presença em frente às lentes dos fotógrafos também, pois acabou de estrelar a campanha de uma marca de calçados nacional, ao lado da mãe.

Filho do Marcelo D2



Tornou-se famoso em todo Brasil ao gravar a música Loadeano, em 2003, com seu pai. Afinal, quem não se lembra da frase 'Eu me desenvolvo e evoluo com meu filho. Eu me desenvolvo e evoluo com meu pai', presente no refrão da música? Nesta época, Stephan Peixoto tinha apenas dez anos, mas, desde então não parou de enveredar pelo mundo da música.

Começou a publicar músicas solo no MySpace, com destaque para a Sim, nós temos jazz. Juntamente com mais dois amigos, os rappers Shock e Faruk, montou a banda de hip hop, Start, que acabou de lançar o clipe do seu primeiro single Que Vença o Melhor.

Filhos de Will Smith

Foto: Getty Images

Família de celebridades: Jaden, Willow, Will, acompanhados pela matriarca, Jada, que também é atriz e cantora

Jaden e Willow Smith já são dois nomes conhecidos no mundo das celebridades. Ele, com apenas 12 anos, já possui quatro filmes em seu currículo, sendo que o longa que o lançou foi o que contracenou com sei pai, A Procura da Felicidade (2006). Ele atuou na refilmagem de Karate Kid (2010) e seu último trabalho foi Chamado 3D - O Recomeço, ainda sem previsão de lançamento no Brasil.

Já sua irmã Willow, está com dez anos e conquistando muitos fãs com suas músicas animadas. Seu primeiro hit foi Whip My Hair, lançado no ano passado, que debutou nas paradas da Billboard Hot 100 já na 11ª posição. Em março deste ano, a gata lançou seu mais recente single, 21st Century Girl. Mas o talento de Willow começou a se aflorar nas telonas. Ela participou dos longas Eu Sou a Lenda (2007), ao lado de seu pai, dublou a voz do personagem Glória, de Madagascar 2 (2008), e atuou em Kit - Uma Garota Especial (2008).

Filha de Madonna

Foto: Getty Images

Madonna e Lourdes Maria assinam juntas a grife de roupas Material Girl

No auge dos seus 14 anos, Lourdes Maria Ciccone Leon já uma referência no mundo da moda. Diferente de sua mãe, que aparecia muito na mídia na década de 80 por suas roupas bem ousadas para época, Lourdes Maria sempre foi destaque nas revistas estadunidenses pelo bom gosto em se vestir.

A gata consegue aparecer de maneira elegante, em pleno frio de Nova York, onde reside, ou de maneira despojada e estilosa sob o sol de Malaui, na África, quando visita as obras de caridade da fundação de sua mãe. No ano passado, Lourdes Maria lançou uma grife de roupas, juntamente com Madonna e a famosa marca de lojas de departamento americana, Macy´s. A linha recebeu o nome de Material Girl e é voltada para o público teen fashionista.

Atualizado em 6 Set 2011.