Guia da Semana



Pegue o estilo da década de 80, com aquelas roupas extravagantes, o make-up de Paul Stanley no Kiss, o cabelo do David Bowie em Ziggy Stardust, muitos acessórios, músicas eletrônicas e uns passinhos de dança estilo Michael Jackson/Boy Band, bata no liquidificador e você terá o Tecktonik, mais novo movimento de rua nascido na França (talvez por isso essa cara vintage ou déjà vu) que começou a se espalhar pelo mundo.

É uma mistura de hip hop, techno e cyberpunk (complexo, não?), que começou há sete anos como uma festa no clube Metropolis, nos arredores de Paris. Na verdade, a música pode ter vários nomes - Electro, Jump style, Hard Style, Hard Core -, mas o que batiza o movimento é o estilo de dança, bastante enérgico. Consiste basicamente em levantar o pé, sem tirá-lo do chão, torcendo o joelho para dentro, meio que de encontro ao outro e chacoalhar os braços ao redor da cabeça, tudo isso bem rápido. O resultado prático é uma coisa meio "deu a louca no go-go boy da Trash 80´s".

O Tecktonik (diga tec-tô-ní-que, com a tônica no "ní") também influencia no estilo de se vestir e no visual dos adeptos dessa onda, em sua maioria jovens de 15 a 22 anos. Nas roupas, jaquetas justas, calças skinny e enormes tênis esportivos com a língua de fora. Cabelos compridos atrás, com topete na frente e cara de desconfiado para arrematar tudo.

A galera na França costuma marcar pela Internet de se encontrar para dançar pelas ruas, nos " aprems", uma abreviação de " après-midi" (período da "tarde", em francês). Um dos pontos favoritos é Rua de Rivoli, entre os fast-lanches do Mc Donald´s e a loja H&M. Vídeos da galera bombando nas reunião não param de surgir no YouTube, tendo como carro-chefe o remix da música " Cause Des Garçons", da cantora de electro Yelle.

O nome Tecktonik é uma marca registrada pertencente a Cyril Blanc e Alexandre Barouzdin, empresários franceses e organizadores das primeiras festas, e foi inspirado nas placas tectônicas, como referência à mistura de vários estilos e ao choque de várias vertentes musicais.

Agora corra pegar sua jaqueta esporte, sua correntes, dê uns picotes no cabelo, calce seu Nike Terminator High Harris Tweed Edition e se jogue na rua dançando loucamente!

Atualizado em 1 Dez 2011.