Guia da Semana



As férias estão chegando ao fim e junto com ela, o leque extenso de eventos montados especialmente para este período. Na contramão, os aquários são opções de entretenimento atemporais, onde a criançada aprende mais sobre os encantos da vida marinha e podem ver de pertinho, com segurança, animais temerosos, como tubarões e arraias.

Conheça os principais aquários espalhados por São Paulo e Rio de Janeiro e proporcione um passeio diferente para a garotada!

São Paulo

Aquário de São Paulo



Primeiro aquário temático da América Latina, possui mais de 3 mil metros quadrados. Dividido em quatro temas diferentes - Rio Tietê, Selva Brasileira, Pantanal e Floresta Amazônica - cada sessão possui tanques, aquários, aqua-terrários e lagos que representam esses ecossistemas aquáticos brasileiros, recriando as condições de cada um dos ambientes.

Também fazem parte do aquário um museu, com fósseis de animais conservados em formol, crânios de baleias, tartarugas e peixes taxidermizados (um tipo de empalhamento modernizado) e réplicas de animais da era do gelo; o Vale dos Dinossauros, que traz réplicas mecânicas dos répteis gigantes que viveram há milhões de anos; e o Planetário, onde é possível observar o céu e conhecer um pouco mais sobre astronomia.

End.: Rua Huet Bacelar, nº 407
Tel.: (11) 2273-5500/ 2272-5193

Aquário Municipal Santos

O mais antigo de São Paulo, oferece diversas atrações. No tanque oceânico é possível ter a sensação de estar no fundo do mar, ao lado de animais temerosos como tubarões-lixa, arraias e caranhas. Com 16 metros quadrados, no tanque amazônico dá para saber como é uma perfeita floresta marinha habitada por pacus, tucunarés, tambaquis, pirarucus e todas as espécies dos rios da Amazônia.

O destaque do local, no entanto, fica por conta do Recinto do Lobo Marinho, onde mora Macaezinho, um animal que encalhou na praia em 1995 e que costuma atrair todas as atenções. O aquário ainda possui um espaço reservado às tartarugas e outro aos pinguins.
End.: Avenida Bartolomeu de Gusmão, s/n
Contato: (13) 3236-9996

Acqua Mundo - Guarujá



Considerado o maior aquário da América Latina, abriga atrações que fazem a cabeça da garotada. O Acqua Pirata e o cinema 3D foram instalados excepcionalmente para as férias de julho. Na primeira, as crianças podem se vestir como piratas, brincar numa caravela e participar de brincadeiras e jogos recreativos.

Além disso, os maiores de 12 anos poderão participar do Mergulho Interativo com arraias e tubarões, que deve ser agendado com antecedência. Também é possível observar a alimentação dos animais que acontece em horários específicos.

End.: Av. Miguel Estefno, 2001 - Enseada
Contato: (13) 3398-3000

Rio de Janeiro

Aquário - Parque Lage

O parque, localizado bem no coração do Jardim Botânico, abriga diversas atrações para toda a família. O aquário, que foi construído dentro de uma antiga gruta, traz diferentes espécies de peixes. Dando um breve giro pelo local, os visitantes podem conhecer um pouco sobre a origem destas espécies.

End.: Rua Jardim Botânico, nº 414
Contato: (21) 2538- 1879

Foto no topo: Getty Images
Demais fotos: Divulgação.

Atualizado em 6 Set 2011.