Guia da Semana

Por Andréia Meneguete



A infância é um momento caracterizado pelas agitações e peraltices, sem motivos para que os pais estranhem comportamentos eufóricos e outros tantos desatentos por parte dos pequenos. É aí que está o perigo! O Transtorno Bipolar de Humor (TBH), um problema de ordem psiquiátrica que atinge cerca de 5% da população mundial infantil, é caracterizado justamente pelos múltiplos episódios de depressão e excitação da criança.
Ainda como objeto de estudos médicos, o TBH tem como causa principal fatores genéticos. De acordo com o chefe de Psiquiatria Infantil da Santa Casa do Rio de Janeiro, Fábio Barbirato, os pais demoram a perceber o transtorno bipolar na infância por julgarem que as características são típicas da idade. "A mudança do humor cicla muito rápido e por diversas vezes ao dia, o que dificulta ainda mais a percepção dos responsáveis", explica o especialista.

O transtorno bipolar apresenta diversos sintomas nas crianças, que podem variar no decorrer do dia. É muito comum impulsividade, agressividade, sentimentos de grandeza e superioridade, distração constante, infração de regras, períodos de tagarelice, entre outros. "Crianças com este problemas são muito sensíveis, chegam a apresentar os sentimentos com muita intensidade, como a raiva e depressão", explica a presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, Maria Irene Maluf.
Muitas vezes confundido com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), o transtorno bipolar pode ter seu quadro acelerado se uma criança tomar medicamentos errados. "Uma criança que apresentaria daqui cinco anos a doença, pode ter o transtorno induzido por utilizar remédios inadequados. Isso pode acontecer quando os médicos não diagnosticam o que ela realmente tem", alerta a supervisora do Grupo de Doenças Afetivas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, Doris Bueno.

Pequenos com TBH também apresentam a dificuldade de se relacionar com as pessoas, o que implica no baixo rendimento escolar. Segundo o psiquiatra Fábio Barbirato, a falta de tratamento pode resultar na exclusão social da pessoa, fazendo com que no futuro se torne um adolescente usuário de drogas e promiscuo. "Pessoas com transtorno bipolar que não têm um acompanhamento médico adequado são mais propensas a utilizarem drogas e desenvolverem doenças sexualmente transmissíveis, já que não têm a noção do perigo e não gostam de seguir regras e certos cuidados".
O tratamento da criança com TBH é feito de forma particular por meio de medicamentos psiquiátricos, conhecidos como estabilizadores de humor, unido a sessões de psicoterapias.

Saiba mais sobre Hiperatividade

Sintomas comuns em uma criança com TBH
  • oscilações de humor por várias vezes ao dia.
  • ataque de agressividade.
  • impulsividade.
  • dificuldade nos relacionamentos.
  • sexualidade exacerbada.
  • queda no rendimento escolar.
  • dificuldade para dormir.
  • fala muito.



  • (*) Fotos Ilustrativas

    Atualizado em 1 Dez 2011.