Guia da Semana

A troca vem pelo correio
Foto: Stck.Xchng

Mudou de estilo e não sabe o que fazer com as roupas antigas? Quer se livrar daquele livro chato que você nunca mais vai ler nem emprestar para ninguém? Trocou a câmera digital por uma mais moderna e quer dar um fim na antiga? Os sites de troca são uma boa opção para se desfazer do que está sobrando nos seus armários, gavetas e prateleiras ganhando algo em troca e sem sair no prejuízo.

O escambo online está se tornando cada vez mais popular entre a galerinha que vive na rede. É possível encontrar de tudo: de instrumentos musicais a bichinhos de estimação. O Xcambo é um site especializado que tem várias ferramentas. Os usuários - a maioria jovens - fazem um perfil com foto e tudo e ainda dá para convidar os amigos do Messenger e do Orkut.

Xcambo: organizado
Funciona assim: você anuncia seu produto, coloca a descrição (quase todos têm foto também) e seleciona a categoria do que quer como pagamento. Tem desde produtos inusitados, como uma coleção de cartões telefônicos, até antigüidades, como uma máquina de escrever da época do tataravô. Os interessados fazem a oferta e você escolhe se vai fechar negócio. Quem decide como a troca será feita são os próprios internautas, mas geralmente é por correio, já que o site traz ofertas do país inteiro.

Ana Carolina de Souza, 19 anos, ficou sabendo do Xcambo pelo Orkut. Ela tem mais de 20 produtos anunciados, mas até agora só trocou uma sapatilha por uma blusa e uma pulseira: "Não tem muita coisa que vale a pena trocar", opina. A negociação foi toda feita por e-mail: "Nós combinamos que assim que enviássemos pelo correio, mandaríamos o código uma para a outra. Mas ela me pareceu confiável, se não eu não aceitaria a troca".

O Toma Lá Dá Cá é praticamente uma sessão de classificados, só que na web: as pessoas divulgam os produtos, que se dividem em categorias, como no Xcambo, e o site se isenta de qualquer responsabilidade sobre as transações. Eles até recomendam trocas entre pessoas da mesma cidade, para que sejam feitas pessoalmente, afinal, é impossível saber se o outro é realmente confiável.

Ana Carolina: confiança na troca
Se você não busca uma relação apenas comercial, mas também quer fazer novas amizades pode apostar no grupo Troca Brasil, do Flickr. Os participantes organizam amigos secretos temáticos e as trocas são feitas via Sedex. Quem dá a sorte de tirar alguém da mesma cidade, prefere dar o presente pessoalmente. Quase todos são artesãos, ou melhor, artesãs, já que a maioria é mulher, por isso, os presentes são feitos por elas mesmas especialmente para a amiga secreta. Os temas variam entre bolsas, dia das mães, volta às aulas e outros.

Mas nem tudo é perfeito. Os caloteiros também estão na rede e prontos para receber um presentinho sem dar nada em troca. Para se proteger deles, os trocadores de plantão criaram o Não Recebi Troca De, no Flickr. Lá, eles contam os casos de troca frustrada e montam uma lista negra com os nicks e os nomes de quem está devendo.

Com bom senso, você poderá fazer trocas vantajosas, mas também pode ser passado para trás. Imagine a situação: em vez de ir à loja trocar aquela calça jeans dois números menor que ganhou da sua tia no último aniversário, você resolve se arriscar naquela jaqueta super moderna que está na foto do site. Mas quando a encomenda chega pelo correio, o verde musgo se revela um verde fluorescente, o zíper está todo arrebentado e as costuras, com as linhas soltas. Quem se arrisca no escambo online, pode se dar muito bem ou muito mal.

Atualizado em 1 Dez 2011.