Guia da Semana

Getty Images

Celebridades como Paris Hilton, Nicole Richie ou Britney Spears são ricas e internacionalmente famosas, possuem a oportunidade de desfrutar dos melhores círculos sociais, participarem das festas mais extraordinárias que ocorrem ao redor do mundo e aproveitar de todo o luxo adquirido através do dinheiro. Para muitos uma vida perfeita, sem complicações ou stress, para outros, as garotas apenas vivem cercadas de futilidades, sem objetivos ou grandes ambições. Brigas e traições nos muitos casos amorosos, bebedeiras, e até prisões preenchem os currículos das famosas, que estampam a primeira página dos jornais e são matéria de capa de muitas revistas com seus casos espalhafatos. Ao contrário de outras atrizes ou cantoras, elas não temem a mídia e sempre fazem o que querem, ignorando todas as conseqüências.

Nova fase de Britney Spears
Foto: britneyspears.com
Com uma carreira promissora, iniciada em concursos locais aos três anos de idade, Britney Jean Spears exaltava talento. Mudou-se para Nova Iorque, tempo gasto para a aquisição de mais experiência, e ingressou no programa Mickey Mouse Club ao lado de outras futuras estrelas, como Christina Aguilera e Justin Timberlake. Não demorou para a garota de Luisiana ganhar espaço e alcançar o título de princesa do pop, vendendo milhões de discos e importando suas músicas para todos os continentes. O sucesso e a exposição logo a transformaram em outra pessoa, acessos de raiva, bebidas alcoólicas, clinicas de reabilitação e amizades controversas começaram a fazer parte de seu novo cotidiano.

Para o psicólogo José Francisco Pires, a pressão sofrida gera acúmulo de energia que necessita ser liberada e, na impossibilidade de canalizar em alguma atividade sadia, extravasa através surtos emocionais. "Vivemos numa sociedade que nos cobra muito e cada vez mais. Exigimos muito de nós mesmos e o que é pior, muitas vezes não nos perdoamos por não conseguirmos alcançar o que almejamos."

Paris Hilton: celebridade controversa
Foto: parishilton.com
Herdeira da rede de hotéis que carrega no sobrenome, Paris Hilton, cantora, atriz, modelo e empresária de diversas marcas e produtos, poderia conquistar o planeta e servir como um bom exemplo para o sexo feminino ao mostrar-se como uma poderosa líder. Ao invés de se consagrar como uma super-heroína para a mulher moderna, a milionária tornou-se sinônimo de baixarias e escândalos. Vídeos caseiros no qual se exibe nua, carteira de motorista suspensa por embriaguez ao volante e condenação a prisão por 45 dias por violação da condicional, sentenciada pelo mesmo motivo um ano antes, são exemplos de atitudes sem sentido ou propósito.

"Tudo vem muito fácil pra elas e, esses prazeres momentâneos não as satisfazem mais. De um lado sem uma estrutura sólida de valores em que possam se apoiar, do outro lado tem a cobrança natural da sociedade, cobranças essa agravadas por serem pessoas públicas, então se sentem perdidas, sem chão, buscando nas drogas ou no álcool um anestésico que lhes dê, por algum tempo, algum conforto." afirma José.

O outro lado da história

Lucas Dantas
Foto: arquivo pessoal
Mesmo realizando ações consideradas contraditórias, as personalidades continuam a influenciar legiões de seguidores por onde passam. Lucas Dantas Vieira, conhecido também como Lucas Hilton, começou a admirar a socialite quando ela veio ao Brasil, no final de 2005. "Vi pela televisão e me apaixonei pelo seu jeito meigo. Procurei me informar sobre, até que seu primeiro cd estreou em 2006, desde então gostei das músicas." O fã acrescenta que alguns casos servem apenas para colocá-la na mídia, porém a falta de privacidade contribui bastante para a difamação da mesma. "Ela é jovem, tem apenas 27 anos de idade, gosta de curtir a vida como uma pessoa normal, se divertir não faz mal, ser feliz também não. Pode ser o que quiser, não deve satisfação de seus atos a ninguém. Eu a considero como um ídolo, ela faz coisas que as outras celebridades não fazem, isso me faz gostar mais dela!"

Sérgio de Paula
Foto: arquivo pessoal
Para Sérgio de Paula, que acompanha a carreira de Britney Spears desde 2001, o período conturbado pela qual a cantora esta passando deve-se a grande pressão, sofrida tanto em sua vida pessoal quanto em sua vida profissional. "Parte disso é culpa da mídia, que faz um inferno todos os dias, e o mínimo deslize vira manchete no mundo todo, isso não deve ser fácil, não é? Todas as manchetes dizem que ela está se afundando nas drogas e em bebidas alcoólicas. Como na última recente bomba em que ela foi parar no hospital devido ao colapso nervoso, foi comprovado pela junta médica que ela não estava sob efeito de nenhum entorpecente, mas isso não é divulgado."
A melhor maneira de largar antigos vícios e começar com uma vida nova é manter o equilíbrio entre mente, corpo e alma, para conseguir atingir um estado pleno de saúde e paz. Com trabalho diário, a experiência pode ser muito interessante. O auto-conhecimento é um instrumento valioso e é capaz de nos levar a uma viagem de descoberta em um mundo que habita cada um de nós, conclui o psicólogo.

Colaboração:

Psicólogo José Francisco Pires Geraldes
Telefone: (11) 6455-7229 / (11) 9986-9745
[email protected]

Lucas Dantas Vieira
www.parishilton.com.br

Sérgio de Paula Junior
www.x-britney.com

Atualizado em 6 Set 2011.