Guia da Semana

Foto: Getty Images


Quando chega a hora de ir para a escolinha, nervosismo, ansiedade e curiosidade são sentimentos comuns a pais e filhos. Um mundo totalmente novo se faz para a criança, um lugar estranho onde ela precisa aprender horários e responsabilidades. Para os pais é a primeira vez que seu pequeno ficará aos cuidados de "desconhecidos" e sem o carinho que teria em casa.

A hora da escolha

Quando forem se decidir pela escolinha, os pais devem conversar com a equipe pedagógica, observar os detalhes e esclarecer todas as dúvidas que surgirem. Afinal, se trata de uma coisa muito importante e segurança é fundamental.

Para despertar o interesse da criaça pela escola, a adaptação deve começar bem antes das aulas. A mãe pode, por exemplo, pedir ajuda da criança na hora de comprar o material ou conversar sobre como é divertido e importante aprender coisas novas.

Ao ser deixada em um lugar diferente, com alguém que não é familiar, a criança acha que pode ser esquecida ou abandonada. Para resolver este problema, o pai deve estabelecer um horário para buscar o pequeno com base coisas do cotidiano, por exemplo "Depois do almoço, papai volta" ou "Antes de escurecer eu venho te pegar".

Conselhos

A pedagoga Patrícia Bisseti deu algumas dicas de como os pais devem agir nesta época tão importante:

- Ajudar as professoras a "conquistarem" seu filho;
- Se mostrar feliz, seguro, decidido e tranqüilo;
- Dar certeza que vai voltar para buscar a criança;
- Levar a criança em uma visita à escolinha antes de começarem as aulas;
- Apresentar o lugar como uma continuação do lar;
- Falar coisas boas sobre a escola.

Fontes:
Patrícia Bisseti, orientadora educacional e pedagógica do Colégio Pio XII - telefone: (11) 3759-5050
www.aomestre.com.br

Atualizado em 6 Set 2011.