Guia da Semana

Cauã e Natasha: jeans liberado no São José
Foto: Larissa Coldibeli

Não adianta negar, tudo o que é obrigatório é chato. Principalmente quando se trata de ter que usar a mesma roupa todos os dias e se vestir igualzinho aos seus amigos. Já sabe do que estamos falando? Se você chutou uniforme escolar, acertou em cheio.

Para o colégio, ele representa segurança, pois identifica os alunos dentro e fora das dependências. Se você estiver uniformizado num shopping center, com certeza não passará despercebido, principalmente se for no horário das aulas. Dessa forma, é mais fácil pegar quem está matando aula. Já no pátio, por exemplo, uma pessoa vestida com roupa diferente é que chamará a atenção.

Aliás, esse é o principal motivo pelo qual os adolescentes sonham com o dia em que poderão ir à escola sem uniforme: atrair os olhares dos gatinhos ou gatinhas. Denis Bertochielo, aluno do segundo ano do Colégio Dante Alighieri, não suporta usar a mesma roupa todo dia: "Não gosto, eu ia preferir se fosse nossa roupa normal ou, pelo menos, uma calça jeans e a camiseta do colégio. Ter que usar uniforme, todo mundo igual, não tem como ser diferente em nada".

Os alunos do Dante: há controvérsias
Foto: Anderson Santiago
Karina Rodegher, amiga de Denis, discorda: "Eu coloco pulseiras, acessórios, mas não acho que precisa mudar a roupa para você se destacar, depende de como você é, da sua personalidade". O garoto rebate: "Não adianta, você continua estando igual a todo mundo vestida assim". A crítica dele é exatamente o objetivo do uniforme, como explica o diretor Lauro Spaggiari: "O uniforme é uma forma de socialização, evita comparações entre os estudantes".

Para os adolescentes, a praticidade é o único ponto forte: "É bom não ter que abrir o armário e pensar ´O que é que eu vou vestir hoje?", opina Cauã Maschio, aluno do terceiro ano do Colégio São José. "Já pensou ter que acordar cedo pra escolher roupa? Vira desfile de moda, daí você usa todas as suas roupas bonitas pra ir pro colégio e quando vai sair, não tem graça", observa Karina.

Isabela: uniforme completo
Foto: Anderson Santiago
Isabela Zamura, 15, faz a mesma reivindicação de Denis: "Podiam liberar o jeans, a calça do uniforme não fica legal em todo mundo. Também tem a saia, só que a cintura é muito alta, todas as meninas reformam para ficar um pouco mais baixa", explica. Natasha Freitas, que estuda com Cauã no São José, não tem esse problema: "É bom poder vir de calça jeans, porque tem como sair depois. Se você tem algum compromisso quando sai da escola, não precisa ficar trocando de roupa", lembra ela.

Além disso, o uniforme é um símbolo do colégio, principalmente os tradicionais, que costumam ser rigorosos e exigir o conjunto completo. "Nós temos 24 peças, são vários modelos e tecidos para todo tipo de clima. Não tem porquê não usar", esclarece o diretor. Em alguns, também há cor específica para meias e tênis e é proibido estilizar: "É uma tradição do colégio. Concordar, eu não concordo, mas é regra", conforma-se Pedro Filho, do Dante, que só admite meias brancas e tênis branco, preto ou cinza.

Se por um lado, o uniforme é prático, por outro, pode dar muita dor de cabeça. Se alguma peça estiver faltando ou for considerada inadequada, como uma blusa ou saia muito curta, o aluno pode ser impedido de assistir às aulas. Sem falar na educação física, que exige roupa adequada para os exercícios e esportes. Nesse caso, é melhor nem reclamar. Já que vai ter que suar a camisa, é melhor que seja mesmo a do colégio. Mas, por favor, vista uma limpa no dia seguinte!

Atualizado em 6 Set 2011.