Guia da Semana

Foto:Getty Images


Fazer estripulias, correr, se empanturrar de guloseimas são atitudes que fazem parte de ser criança. Mas, algumas regrinhas de comportamento podem ajudar os pequenos a se relacionarem com os outros. Dizer "palavrinhas mágicas", como por favor, Bom dia! e Muito obrigada!, melhoram a convivência entre as pessoas.

As crianças não precisam se comportar como robôs programados, porém, gentileza e educação são necessárias. Ser cordial é um modo de mostrar seu respeito pelo próximo, ser educado é também uma maneira de demonstrar civilidade. O resultado de criar filhos bem educados é perene, pois os pequenos incorporam isto à sua personalidade.

Antigamente, os costumes eram passados pelos pais e, na rotina diária, estes valores eram reforçados. Com o cotidiano corrido dos dias de hoje, os pais não têm mais tempo para ensinar e cobrar as crianças, além disso, querem que o pouco tempo que a família passa junta seja descontraído e divertido.

Percebendo esta lacuna, as escolas optaram por incluir bons modos na grade escolar. A professora Paula Stefanini, por exemplo, adotou o livro Modos e Maneiras, da Editora Evoluir, para abordar o tema com seus alunos em algumas aulas específicas da 4ª série. No colégio onde trabalha são propostas atividades que estimulam reflexão e interação dos pequenos. Assim, bons modos são ensinados como uma forma de ser uma pessoa melhor e demonstrar respeito ao próximo e a seu espaço.

Já no colégio onde Eliana Santos é diretora, o tema fica implícito nas aulas. Com os bem pequenos as "palavrinhas mágicas" são ensinadas para mostrar exageradamente a regra, assim, eles tomam as "regras do bem viver" como um hábito. A diretora percebeu também que muitas vezes os pais começam a se policiar para não quebrarem as regrinhas com as crianças, porém, não conseguem manter a cordialidade todo o tempo.

Apesar dos esforços dos professores, se não houver reforço em casa, os ensinamentos são esquecidos. Afinal, assistindo à maneira que seus pais se relacionam com os outros, a criança reproduz tal comportamento.

Até existem cursos de boas maneiras direcionados especialmente às crianças. Porém, é importante lembrar que, se não há regras no lar, algumas aulas não conseguirão domar a ferinha. É isto que explica a antropóloga e consultora de etiqueta Lígia Marques, "Muitos pais me procuram achando que fazemos milagres com crianças totalmente mal educadas e sem limites. Não é bem assim".

Tomando como exemplo situações cotidianas, Lígia ministra curso voltado para os pequenos. Os pais que procuram a ajuda da profissional querem, em sua maioria, um jeito de ensinar boas maneiras, mas sem precisar "pegar no pé".

Para facilitar a vida dos pais, o Guia da Semana conversou com a professora, consultou o livro Modos e Maneiras, "a bíblia da etiqueta infantil", e montou oito tópicos com situações complicadas. Veja!

Festinhas
Nas comemorações é importante participar das brincadeiras e cuidar para que ninguém se sinta isolado. Cada um tem sua vez nos brinquedos: respeite a vez dos outros saindo assim que seu tempo acabar. Caso seja o aniversariante, não se esqueça de agradecer o presente. E nada de correria, segura a fome e não avança na mesa de doces antes de cantarem os parabéns.

Escolinha
É importante prestar atenção às explicações e, caso houver dúvida, perguntar. Vale lembrar que sempre é bom levantar a mão e esperar a vez para falar com o professor sem interromper a aula.
Um péssimo costume é dar apelidos que o outro não gosta, como "branquelo", "quatro olhos", etc. A pessoa pode se sentir ofendida e ficar muito triste.

Jantares especiais e restaurantes
Não começar a comer antes de todos serem servidos.
Segurar direitinho nos talheres, do mesmo modo que segura a caneta. Se tiver dúvida, observe como os pais fazem.
Se não conseguir segurar o arroto, é importante pedir desculpas depois.

Com visitas
Quando os pais estão recebendo visitas, é importante cumprimentá-las e, se não as conhece, dizer o seu nome, sem ter vergonha disso. Depois, é hora de deixar os pais conversarem tranqüilamente.

Igrejas
Silêncio é muito importante. Nada de ficar fazendo brincadeiras ou dando risada da cerimônia, mesmo que ache o padre engraçado. Religião é coisa séria, cada uma tem suas tradições e rituais que precisam ser respeitados.

Cinemas
Filme é hora de silêncio, portanto, nada de conversa depois que o filme começar. Bagunça na sala como falar alto, atender celular, gritos são muito ruins e atrapalham quem quer assistir.

Lojas
Quando a criança faz birra, os pais não devem ceder. Antes de ir é preciso explicar que não adianta fazer manha e, se fizer, não vão conseguir o que querem. Se a criança já está fazendo a birra, o pai deve pegar a criança e levar para fora da loja, sem mais escândalos, mas com firmeza, mostrando autoridade.

Ao atender ao telefone
Para fazer ligações, a preferência é sempre de quem tem urgência. Passar horas batendo papo só se tiver autorização dos pais e ninguém precisar fazer uma chamada importante.
Ao receber um telefonema, o ideal é cumprimentar sempre com bom dia, boa tarde ou boa noite. E, se a ligação for para outra pessoa, não pode gritar, mas sim, ir chamar.
Se a pessoa não estiver, anotar o recado é sempre de muita ajuda.

Fonte:

Paula Stefanini
Professora - 4º ano do Ensino Fundamental
Colégio Pio XII -
Telefone: (11) 3759-5050

Eliana de Barros Santos
Diretora pedagógica
Colégio Global / Escola Globinho
Telefone: (11) 3673-3577

Atualizado em 6 Set 2011.