Guia da Semana

Foto: Arquivo Pessoal

Camila Barbosa com a peruca de sua personagem favorita: Nio Teppelin do Tengen Toppa Gurren Lagann

Quando criança, há sempre preferências por esse ou aquele desenho de TV e invariavelmente rola a eleição de um herói favorito e até a fantasia de ser como ele, com seu traje e seus "poderes". Já adolescente, tudo fica guardado na lembrança. No entanto, há personagens e quadrinhos que encantam justamente esse público mais velho.

Os desenhos japoneses, mais conhecidos como mangás, vieram para o Brasil em 1994, com o famoso Cavaleiros do Zodíaco. Um grande público passou a gostar dos vários título orientais que chegaram por aqui e passaram a discutir e imaginar os próximos episódios. Os apaixonados por esse tipo de desenho - os mangás - são popularmente chamados de Otakus - tanto os que passam na televisão quanto os que são lançados apenas em quadrinhos.

Febre

Hoje com 19 anos, a universitária Camila Barbosa começou a gostar desse estilo em 1994. "Acredito que o mangá esteja tomando o mercado de quadrinhos americanos e europeus, porque as histórias dos mesmos andam muito semelhantes e não mudam, não se tem algo novo e nunca terminam. É ai que o manga ganha por ter uma grande variedade de tipos de acontecimentos e ter começo, meio e fim", conta a estudante.

Normalmente, os desenhos japoneses possuem um público de todas as idades, não voltando somente para as crianças e adolescentes, mas também com histórias para adultos. Para o jornalista e apaixonado não só por mangás, mas também por cartoons (desenhos americanos) e comics (quadrinhos americanos), David Denis Lobão (25), "os desenhos animados japoneses possuem expressões visuais muito fortes, que encantam crianças de todas as idades. Além disto, o desenho gera uma identificação com o público, criando um telespectador fiel, pois possui sempre a frase 'continua no próximo capítulo'", explica.

Foto: Arquivo Pessoal

David Denis de cosplay de um personagem do jogo Final Fantasy

Otakus e cosplays

Todo cosplay é um otaku, mas nem todo otaku é um cosplay. Conseguiu entender? É simples: "Otaku é quem gosta de desenhos e cosplay é quem gosta de se vestir como ele(persoanagem). A expressão é a junção de duas palavras costume e play, ou seja "brincar fantasiado". Isso surgiu nos anos 70, nos Estados Unidos, em convenções de fãs de Star Wars e Star Trek e nos anos 80 chegou ao Japão. No Brasil, os cosplays desembarcaram somente nos anos 90", relata David.

O professor de informática, Felipe Conrad (27), faz cosplays desde 2006. "Uso cosplays somente em eventos ou para ensaios fotográficos. Esse interesse veio desde 2004, quando comecei a frequentar eventos de anime. Já fui espectador e cosplay e até já organizei concursos", disse.

Foto: Arquivo Pessoal

O professor de informática Felipe Conrad e parte de sua coleção de gibis

Real significado

Em japonês, a tradução de Otaku é "em sua casa", referindo aos chamados 'nerds' que ficam em casa, não têm amigos, sendo viciados em jogos de computador e videogames. No Brasil, o termo chegou com um significado totalmente diferente, o que causa muita discussão entre os fãs de animês. "Com a vinda dos mangás para o Brasil, com os Cavaleiros do Zodíaco, surgiram diversos fãs, assim como eventos temáticos. A mídia passou a denominá-los de otakus. Desde 2003, quando os eventos ficaram maiores e surgiu o Anime Friends, os fãs passaram a brigar muito para que este termo não seja mais utilizado, por ser de um contexto pejorativo, querendo ser chamados apenas de fãs", esclarece David.

Apesar disso, o gosto por mangás vem crescendo no país, graças à veiculação de animes tanto em canais da rede aberta quanto nos canais por assinatura. "O Brasil tem vivido um grande momento neste sentido e a procura por animes e mangs tende a crescer bastante!", finaliza o professor Felipe Conrad.

Atualizado em 6 Set 2011.