Guia da Semana

Foto: Getty Images


Você já parou para pensar quantas crianças vivem em abrigos e precisam de um lar? Para incentivar a adoção, especificamente a de orfãos mais velhos, o Instituto Mauricio de Sousa e a 39ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de São Bernardo do Campo, lançaram recentemente a cartilha Adotar é Mudar um Destino, explicando passo a passo como realizar esse ato de amor.

O livreto enfoca o processo adotivo para crianças acima de quatro anos. Para o cartunista Mauricio de Sousa, responsável pela parte gráfica do projeto, a adoção tardia (como é conhecida nestes casos) é necessária e imprescindível. "A proposta principal na criação deste material é trazer a criança, pequena ou grande, ao conhecimento e ao direito de viver em uma família", diz.

Derrubando barreiras

A essa altura, você já deve estar se perguntando se não seria complicado trazer uma criança de idade mais avançada para o convívio familiar, já que ela formou seu caráter dentro do abrigo, com outra pessoa deconhecida. Para responder a esta questão, é fundamental se livrar de preconceitos, como explica o desembargador Antonio Carlos Malheiros, da Comissão de Infância e Juventude do Estado de São Paulo. "Não existe idade para uma criança trazer alegria para os lares. É preciso acabar com essa fantasia romântica que as pessoas têm, de querer adotar apenas recém-nascidos. Este é um ato que requer um coração grande, mas também cabeça aberta. Temos que jogar na lata do lixo esses velhos estigmas".

Foto: Arquivo Pessoal
Christian e Pedro: unidos pelo destino


Lar feliz

Foi exatamente a superação de paradigmas e o desejo de ser pai que levou o jornalista Christian Heinlik a optar pela adoção tardia. Há um ano e meio, Christian se tornou a família do pequeno Pedro Vinicius, de 9 anos. Pai e filho foram apresentados na escola do menino e quando Heinlik menos esperava, o garoto saiu em sua direção e deu-lhe um abraço. "Essa atitude foi emocionante e descartou qualquer pensamento ou medo que eu ainda tivesse em adotá-lo. No início tive um pouco de receio por ele ser mais velho, mas o meu conceito foi mudando quando comecei a participar do Grupo de Apoio à Adoção. Parto do pressuposto que ninguém nasce criado e que cada um tem o seu jeito, independente da idade. A adoção não trouxe traumas, simplesmente porque todo o vínculo é construído. Meu filho é um presente de Deus na minha vida".

Futuro da adoção

Segundo o Cadastro Nacional de Adoção, existem quase 1,6 mil crianças à espera de um lar no Brasil. A fila é ocasionada, em grande parte, ao fato dos casais desconhecerem as inúmeras vantagens de adotar. "A adoção tardia permite aos pais ter uma idéia melhor da personalidade da criança e da forma como ela reage, suas manifestações de afeto, interação e carinho", afirma a psicóloga Suse Camacho.

Mas como explica Luiz Carlos de Tomaso, Juiz da Vara da Infância e Juventude de São Bernardo do Campo, ainda existe um longo caminho a percorrer para mudar a cabeça da sociedade em relação ao assunto. "É preciso que ocorra uma mudança cultural para que cada vez mais pessoas exerçam o ato da adoção", diz Luiz, que assim como Suse, afirma que além da criação de cartilhas e manuais, é preciso que pais adotivos passem a se interessar pelo assunto, visitando mais abrigos e buscando informação. "É imprescindível que as pessoas visitem as casas que abrigam estas crianças. Às vezes, o interessado imagina uma criança de uma forma e quando chega ao abrigo, se encanta e se apaixona por outra completamente diferente", conclui a psicóloga.

Conheça os principais pontos do passo-a-passo para a adoção
? Toda a criança ou adolescente tem o direito a ser criado e educado no seio da família de origem

? Os pais biológicos poderão perder o direito sobre os filhos, se cometerem faltas graves

? A adoção não pode ser anulada, mas os pais adotivos estão sujeitos à perda familiar, pelas mesmas razões que os pais biológicos

? Crianças mais velhas e adolescentes podem ser adotados, desde que seus pais biológicos sejam falecidos, desconhecidos, percam a guarda ou concordem com a adoção

? Qualquer pessoa pode se candidatar a adoção, independente do seu estado civil

? Não há qualquer referência à opção sexual do adotante para que o processo de adoção seja concluído

? Com uma apreciação favorável da criança indicada pelos profissionais da vara, o pretendente poderá encontrar-se com ela

? É sempre importante ouvir a opinião da criança ou adolescente adotado



Atualizado em 6 Set 2011.