Guia da Semana

Harmonizando traços, cabelos e acessórios
Foto: Stck.Xchng

Deixar de lado os padrões estéticos e ter sua beleza realçada com pequenos truques, sem precisar de plásticas ou tratamentos milionários. As revistas de moda e beleza não se cansam de trazer dicas para que você alcance este objetivo, afinal, este discurso não é novo. Mas você sabe qual é a técnica que pode te ajudar nesta empreitada? O visagismo.

Visagismo vem do francês visage, que significa rosto. O conceito, que surgiu na década de 30, trabalha a imagem pessoal de forma personalizada, valorizando as características de cada indivíduo. Tudo é levado em conta: a cor dos olhos, da pele, o formato do rosto, a postura, os gestos e assim, harmoniza a estética com traços da personalidade. A aplicação da técnica é feita em penteados, corte e coloração de cabelos, design de sobrancelha, dicas de maquiagem e uso de acessórios.

Olha como é fácil entender: cabelo comprido e liso - coisa de patricinha. Franjinha e cabelo preto - é da tribo dos emos. Cabelo bem curtinho e colorido (descolorido, ruivo, roxo) - é da turma dos alternativos. Você muda sua aparência para se enquadrar e ser reconhecido em uma determinada tribo, só que, às vezes, o que fica legal nas pessoas que curtem o mesmo som que você, não combina tão bem assim com o seu rosto. É isso que o visagista vai avaliar, através de testes específicos.

Foto: Stck.Xchng
Além de te dar um visual único, a técnica também ajuda a esconder e disfarçar imperfeições. A visagista Nilva Schrenert, do Centro de Beleza Badós X, dá dicas para os casos mais incômodos e comuns:

? Testa grande: as franjas são uma boa pedida. Se você não gostar muito, experimente, pelo menos, uma ralinha, com poucos fios.



? Pescoço curto: um corte bem moderno, com a nuca levantada e a parte da frente, próxima ao queixo, mais comprida. Aproveite que este corte está com tudo depois da mudança de visual da cantora Wanessa Camargo.

? Pescoço longo: O melhor é manter os cabelos compridos e degradê nas pontas, para disfarçar.

? Nariz grande: os fios devem estar repicados na parte de cima da cabeça, para desviar a atenção para o cabelo.

? Rosto comprido: Os fios devem ser repicados na parte de cima da cabeça para dar movimento e acentuar a beleza do rosto.

? Rosto redondo: fios longos afinam o rosto e, de preferência, repicados nas pontas para chamar atenção para os cabelos.

? Rosto quadrado: O cabelo deve ser mais curto e reto para destacar o rosto. Um chanel como o da atriz Beth Goulart fica elegante e arrumado.

Ninguém duvida que a imagem comunica muito mais do que as palavras. Quando alguém se olha no espelho, a reação é unicamente emocional. Quando você olha para o outro, consegue saber a mensagem que ele quer passar pela aparência. Ou seja, não é preciso ser profissional para entender estes códigos visuais.

Atualizado em 6 Set 2011.