Guia da Semana

Getty Images

1. A sexta-feira chegou e sua amiga diz que vai te ligar para vocês combinarem de sair no sábado. O que você faz?
A) Não marca nada com ninguém para o final de semana e fica esperando a ligação.
B) Fica esperando, mas se alguém te chamar para fazer alguma coisa antes, você vai.
C) Liga para várias pessoas combinando algo para o fim de semana. Afinal, se sua amiga não ligar, você não corre o risco de ficar "mofando" em casa.

2. Você ficou com um menino da sua sala, que é o sonho de consumo da maioria das meninas da escola. Ele te diz que pensa em namorar sério e que você pode ser a escolhida. Você acredita nele?
A) Sim, claro. Se ele está dizendo é porque é verdade.
B) Mais ou menos. Talvez, ele diga isso para todas as meninas.
C) Nem um pouco. Esses meninos são todos iguais, adoram iludir as menininhas.

3. Você viu seu ficante no maior papo animado com uma garota da escola que, por sinal, você detesta. Ele jura de pés juntos que os dois são apenas bons amigos. Você:
A) Acredita na palavra dele. Ele não teria porque mentir.
B) Acredita, mas fica de olhos bem abertos.
C) Não acredita e faz de tudo pra descobrir qual é a desse garoto.

4. Sua irmã está com uma péssima reputação na escola. Quando você resolve falar com ela sobre o assunto, ela garante que isso tudo é fruto das fofocas das meninas que a odeiam. Como você reage?
A) Confia na palavra dela, diz que esse tipo de coisa acontece mesmo e ainda oferece o seu ombro pra ela "chorar".
B) Acha a história um pouco estranha, mas diz que se ela precisar de alguma coisa, é só falar.
C) Tem certeza que ela inventou essa história só pra não levar bronca. Mas não adianta, você dá um sermão nela mesmo assim.

5. Você emprestou um CD raro da sua banda favorita para uma amiga e, na hora de devolver, ela disse que ele está riscado, mas "que já veio assim". O que você faz?
A) Deixa pra lá. Afinal, ela não iria mentir pra você por causa de um CD.
B) Não sabe se acredita, mas deixa quieto.
C) Não engole a história e ainda a obriga a te dar um novo.

6. Você e seu ficante tinham marcado de ir ao cinema no domingo à tarde. Acontece que todos os amigos dele vão ao jogo do Palmeiras e, coincidentemente, ele te liga cancelando o programa dizendo que "vai ter que ajudar a mãe com algumas coisas". Você:
A) Fica chateada, mas acredita nele e deixa para a próxima.
B) Fica desconfiada e chateada. Afinal, se ele queria ir ao jogo, era só falar numa boa.
C) Faz de conta que acredita, mas só de birra, resolve aparecer no jogo. Quem sabe você não o encontra por lá?

7. Seu namorado diz que está precisando ficar sozinho, te pede um tempo e diz que, quando ele se resolver, te liga. O que você faz?
A) Fica esperando porque você gosta muito dele.
B) Confessa que espera por uma ligação dele, mas também aproveita o tempo pra pôr suas idéias no lugar.
C) Parte pra outro na mesma hora. Pra você, não tem essa de "dar um tempo".

8. Seus pais estão tendo uma discussão e você acaba ouvindo que eles pretendem se divorciar. Quando vai falar com eles sobre o assunto, eles dizem que você ouviu errado e desconversam. Você acredita neles?
A) Claro, são seus pais. Por que eles mentiriam pra você?
B) Sim, mas fica "com a pulga atrás da orelha".
C) Nem um pouco. É comum quem os pais escondam de seus filhos as crises do casamento.

9. Você passou o fim de semana em casa, sem fazer nada. Na segunda-feira, descobre que suas amigas foram no cinema e nem te convidaram. Elas dizem que tentaram falar com você e seu celular só dava caixa postal, por isso desistiram. Você:
A) Diz que está tudo bem e que da próxima vez, elas podem ligar pra sua casa direto.
B) Diz que elas poderiam ter ligado pra sua casa ou te procurado no MSN. Mas logo esquece o assunto.
C) Fica muito magoada, pois tem certeza que elas não queriam que você fosse e por isso, nem tentaram te ligar.

10. Você caiu na besteira de ficar com um cara que tem namorada. Apesar disso, você está curtindo bastante, ele diz que está apaixonado e te pede duas semanas para terminar o namoro. Duas semanas se passaram e ele não tomou nenhuma atitude. O que você faz?
A) Espera mais quantas ele pedir. Afinal, esse é um assunto muito delicado que não dá pra resolver de uma hora pra outra.
B) Tem uma conversa séria com ele, mas também entende o seu lado e espera mais um pouco antes de tomar uma decisão drástica.
C) Diz que, se ele quisesse já teria resolvido essa história e, em seguida, termina o caso.

Resultado:

Maioria A: Você acredita demais na palavra dos outros. Isso pode até ser uma coisa boa, mas, muitas vezes você acaba se machucando à toa. Afinal, hoje em dia, é difícil encontrar alguém que seja sincero 100% do tempo. Não deixe de confiar nas pessoas mais próximas, mas fique bem atenta ao que os outros dizem para não deixar que alguém passe por cima de você ou te faça de boba.

Maioria B: Equilíbrio ideal. Você costuma acreditar no que as pessoas te dizem, mas, quando fica desconfiada, não deixa barato: corre atrás para saber se existe alguma mentira no meio. Às vezes, você pode até se enganar e acabar confiando em quem não merece e vice-versa. Mas, isso só serve de experiência para você. Continue assim.

Maioria C: Você não acredita em ninguém, se bobear, nem em você mesma. Isso pode ser uma forma muito eficaz de você se defender dos mentirosos de plantão. No entanto, com toda essa desconfiança, fica fácil cometer um engano e acabar duvidando de quem está falando a verdade. Não precisa começar a acreditar em todo mundo, mas uma dose de credibilidade faz bem!

Atualizado em 6 Set 2011.