Guia da Semana

Foto: Sxc.Hu

Ano novo, vida nova! Acredito que todos já leram essa frase milhares de vezes. Mas, durante a adolescência, a ´vida nova´ começa bem no meio das férias, então, nada de pensar na escola, pelo menos pelos próximos 31 dias de janeiro.


Mas, fevereiro está ai e não vim aqui falar do carnaval. E, sim, da volta às aulas. Acordar cedo, arrumar o material, colocar o uniforme e enfrentar o retorno àquela rotina que alguns até esperam que chegue logo, porque não aguentam mais as férias, mas pode ser até abominado por outros que não gostam nem de pensar na escola.


Não vim aqui dizer que "não volte a estudar". Mas, só pelo fato de que, pelo menos até julho, você não vai escutar seus pais baterem na porta do seu quarto às 10h da manhã, gritando "Acorda! Vai dormir até o fim das férias?", já é algo bom, não?


Caso você foi obrigado a trabalhar, pelo menos durante poucas horas do dia, junto com seu pai ou mãe, não será obrigado a trabalhar mais, porque, voltando para a escola, você terá os "deveres de casa" para fazer e também terá que estudar para as provas e não poderá ajudá-los por falta de tempo, mostrando o quanto você é aplicado com os trabalhos escolares.


Agora o lado ruim disso tudo, realmente são a quantidade de trabalhos. Ciências, Português, História, Geografia. Nossa! Quantas disciplinas. Sem contar aqueles trabalhos de física e química, em que você precisa mostrar sua experiência na frente de todos! Mas, como escutei quando entrei no segundo grau, "a tendência é só piorar". E, não é por nada não, mas isso é a pura verdade!


Você tem que aproveitar mesmo são os amigos (ressalto que não é para deixar de estudar). Eles vão estar lá todos os dias, para ajudar nos trabalhos escolares, para rir das piadas e brincadeiras (de mau gosto ou não) que vocês fizeram com o mais chato da sala. As paqueras, os namorinhos. O lado ruim de voltar para a escola fica pequeno e passa desapercebido!

Quem é a colunista: Maraísa Bueno.

O que faz: jornalista e repórter da equipe do Guia da Semana.

Pecado Gastronômico: uma boa massa e, é claro, chocolate!

Melhor Lugar do Brasil: minha casa, na pequena cidade de Serrania, sul de Minas Gerais (também não dispenso uma boa praia!).

Para Falar com ela: [email protected]

Atualizado em 5 Jan 2012.