Guia da Semana

Foto: sxc.hu


Quem pensa que crianças com dentes de leite podem abusar das balas, chicletes, pirulitos e refrigerantes, está muito enganado. Não é só porque eles vão cair que não tem problema. Pelo contrário. Esses dentinhos são essencialmente importantes para a preparação da arcada permanente.

Ingerir doces exageradamente, em qualquer idade, provoca cáries. A odontopediatra Lúcia Coutinho explica que o maior problema não é comer guloseimas em si, e sim a freqüência com que as crianças ingerem alimentos cariogênicos. "A cárie é uma doença infecciosa, causada pela interação entre bactérias e carboidratos fermentáveis como resto de comida , associados a uma higiene deficiente. Se a criança escovasse bem os dentes após chupar uma balinha, não haveria problema, porém sabemos que ela não faz isso toda vez após colocar um chiclete na boca".

Foto: sxc.hu
Tanto dentes permanentes quanto os de leite cariados, se não forem tratados a tempo, podem causar um grande estrago. Até os 3 anos, a dentição dos pequenos já está completa. Isso significa que os pais já precisam levar os filhos ao dentista, de preferência se ele for especialista em pediatria. A troca da dentição começa mais ou menos aos 7, e vai até os 12, quando ela ainda deve ser mantida. Muitas vezes, um dente de leite que contraiu uma cárie muito aguda, pode ter que ser extraído e isso prejudica e muito o nascimento do permanente. "Como ele é retirado precocemente, o espaço que ocupava naturalmente se fecha, sem deixar um lugar para um outro dente. O que pode inclusive, vir a entortá-lo no futuro. Além disso, a criança pode apresentar dor e infecção." Mas, a especialista alerta que, mesmo com cárie, se os pais levarem seus filhos duas vezes por ano ao dentista se a criança, escova corretamente os dentes, três vezes por dia, depois das refeições, tem uma alimentação saudável que inclui também frutas e verduras, dificilmente terá um problema sério.

Foto: Photcase


A dentista Mônica Hajale, explica que os pais não podem esquecer que além da cárie, existe ainda a possibilidade da criança ficar com gengivite (inflamação na gengiva) e até de quebrar o dente se ingerir alimentos muito duros, como pirulitos. Por isso, devem supervisionar o consumo das guloseimas. "Não é bom que elas passem o dia inteiro comendo bala, tomando refrigerante, chupando sorvete. O ideal é que façam isso após a refeição e antes de escovar os dentes." Se for assim, a doutora acredita que eles não contrairão cáries com muita facilidade. "Uma outra dica é que hoje em dia, temos gomas de mascar, pirulitos, bombons sem adição de açúcar. Eles são recomendáveis pelos dentistas. Os chicletes sugar free, por exemplo, promovem a limpeza do dente, porque estimulam a salivação e removem a sujeirinha grudada no dente. Mas que isso, não vire uma técnica de higiene para os pequenos", alerta a doutora.

Foto: sxc.hu


Com uma boa prevenção e seguindo o conselho de freqüentar o dentista pelo menos duas vezes ao ano, as crianças podem sim continuar se deliciando com as chamadas "porcarias" pelos pais. Elas apenas precisam se controlar e entender que um sorriso bonito e saudável é muito, mas muito mais gostoso do que qualquer guloseima!

A dentista Mônica Hajale indica técnicas de escovação:
  • Quando ainda bebês: a mãe deve enrolar uma fraldinha no dedo indicador e limpar a gengiva do nenê.

  • Menores de 6 anos devem ter a ajuda dos pais (dentes de leite): Iniciando pelo lado da bochecha e voltando pelo lado da língua, fazer dez movimentos circulares em cada parte do dente (não tirando muito a escova do lugar). Atrás, no último dente, pode-se parar com a escova, fazendo movimentos de um lado para o outro, como se fosse o pára-brisa de um carro. E aí vem escovando a face com que a gente mastiga. Os movimentos devem ser sempre vibratórios e curtos. Lembrar sempre de escovar gengiva e língua.

  • Maiores de 7 anos podem fazer sozinhos, mas com supervisão dos pais (dentes pemanentes): Colocar as cerdas da escova em um ângulo de 45º com a gengiva, realizar pequenos movimentos circulares e depois limpar toda a superfície do dente em movimentos de "vai e vem".


  • Serviço:
  • Consultório da especialista em odontopediatria e odontologia para bebês Dra. Lúcia Coutinho: (11) 50524346.
    Site:http://www.clubedobebe.com.br/Palavra%20dos%20Especialistas/equipelucia.htm
  • Consultório da dentista Dra. Mônica Hajale: (11) 55498578.
  • Atualizado em 1 Dez 2011.