O cinema é arte pura, e nós amamos! Dessa vez resolvemos falar sobre os filmes que escolhem temas realistas, no caso, os transtornos psicológicos. Esses problemas são vividos por muitas famílias e acabam não ficando totalmente visíveis para a sociedade em geral, ou melhor, para as pessoas que nunca tiveram que enfrentar algo parecido ou se informaram sobre o tema.
+ Os melhores filmes de terror de 2014
+ Os melhores filmes de 2014
+ Os 50 filmes mais esperados de 2014
Quer ter uma noção do que pessoas com distúrbios bipolares, ansiedade, obsessão compulsiva e outras doenças passam? Se liga na nossa galeria com os filmes que mais fielmente retraram estes problemas:
Melancolia
O filme conta a história de Justine que está prestes a se casar com Michael e recebe uma festa fabulosa para comemorar o casamento. Durante diversos momentos do longa, dirigido por Lars Von Trier, ela passa por crises graves de depressão, uma doença que a cada dia que passa a consome mais. Um dos pontos centrais do filme é a espera pela colisão do planeta Melancolia com a Terra.
Cisne Negro
Dareen Aronofsky conseguiu expor brilhantemente diversos problemas psicológicos dentro da personagem Nina, entre eles, a bailarina passa por transtornos de personalidade, transtorno obsessivo/compulsivo, além de bulimia. O mais incrível é a relação que o trabalho da Nina tem com a sua personalidade que, no caso, é influenciada diretamente pela pressão que sofre dentro da companhia de balé.
Donnie Darko
O transtorno relacionado ao filme é o da esquizofrenia, Doonie não sabe se as coisas que enxergam são realmente reais ou fruto de sua imaginação. O próprio espectador acaba ficando em dúvida em determinadas cenas sobre o que está mesmo acontecendo, por isso, muitos consideram o filme complicado.
Psicose
Norman Bates, um dos psicopatas mais famosos do cinema, sofre de transtorno de personalidade dissocial, ou seja, ele tende a ter menos controle sobre suas ações violentas e está sempre culpando as pessoas e tentando achar explicações plausíveis para certos comportamentos.
Uma Mente Brilhante
A história é baseada em fatos reais sobre o gênio John Nash que ficou conhecido por formular um complexo teorema matemático. O cientista foi diagnosticado com esquizofrenia, que apresenta sintomas como apatia, desatenção e incapacidade de sentir prazer.
Precisamos Falar Sobre Kevin
O filme mostra a relação de Kevin com a sua mãe deixando bem claro o transtorno de perversão sofrido por ele. Ao longo das cenas, alguns momentos da infância de Kevin são mostrados afim de tentar explicar porque ele se tornou assim.
Uma Lição de Amor
Sam sofre de um retardo mental, mas apesar das dificuldades, ele cuida de sua filha que tem apenas 7 anos. O problema é que ele corre o risco de perdê-la e para tentar inverter a situação, precisa sair de casa, o que é complicado já que ele sofre de agorafobia, ou seja, tem medo de sair de casa e de situações difíceis.
Geração Prozac
Após a separação dos seus pais, Elizabeth ingressa na faculdade de jornalismo e acaba caindo em depressão. Para tentar inverter o quadro, Liz começa a frequentar uma psicóloga que lhe receita o antidepressivo Prozac, o que era para ser apenas um modo de superação da doença acaba se tornando um vício.
Shame
Brandon tem a vida que todo homem quer, além de bonito e extremamente bem sucedido, seu único problema (e o mais grave por sinal) é ser viciado em sexo e não conseguir manter um relacionamento além. Outros problemas começam a surgir quando sua irmã Sissy, profundamente abalada psicologicamente, vai morar com ele.
Garota Interrompida
Susanna sofre de um transtorno de personalidade e acaba sendo internada em uma clínica para recuperação. Lá dentro, ela descobre um novo mundo e novas mulheres cheias de problemas parecidos com os seus ou totalmente piores.
Por Juliane Romanini
Atualizado em 18 Set 2014.