Hoje em dia, ninguém precisa ir até uma sala de cinema ou ter uma grande televisão em casa para ver um filme em boa qualidade, não é mesmo? Com um celular na mão e um fone de ouvido, já dá para assistir a uma produção bacana em qualquer lugar – em casa, no ônibus ou até na sala de espera do dentista! Só não dá para ver um filme muito longo, ou seu pescoço vai reclamar...
Pensando nisso, selecionamos 25 filmes curtinhos – de 12 a 86 minutos – que estão em cartaz na Netflix e que você pode baixar agora para assistir onde e quando quiser. Confira:
A Casa de Pequenos Cubinhos – 12 min
Vencedor do Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação em 2009, “A Casa de Pequenos Cubinhos” apresenta um homem solitário que vive no topo de uma casa quase totalmente submersa. Um dia, seu cachimbo cai e afunda, obrigando-o a mergulhar até os andares mais antigos e esquecidos de seu lar.
Heroína(s) – 39 min
Indicado ao Oscar 2018 de Curta-Metragem Documental, “Heroína(s)” tem como pano de fundo Huntington, uma cidade metalúrgica em decadência de West Virginia que se tornou o epicentro da epidemia de opioides nos Estados Unidos. Com uma taxa de overdose dez vezes mais alta do que no resto do país, a crise é uma grande ameaça para a comunidade. Natural de West Virginia, a diretora apresenta o trabalho de três mulheres empenhadas em mudar o rumo dessa história e colocar fim ao ciclo devastador do consumo de drogas - um indivíduo por vez.
Os Capacetes Brancos – 40 min
Vencedor do Oscar de Melhor Documentário em Curta-Metragem, “Os Capacetes Brancos” foi filmado na Turquia e em Aleppo, Síria, no início de 2016. O filme acompanha três socorristas voluntários que arriscam a vida para salvar a população civil dos ataques das diferentes facções da guerra, ao mesmo tempo em que tentam proteger suas próprias famílias.
O Jardim das Palavras – 46 min
De um diretores mais respeitados da animação japonesa atual, Makoto Shinkai, “O Jardim das Palavras” narra a amizade improvável que se forma entre um garoto de 15 anos e uma mulher de 27 que se encontram num dia chuvoso no jardim nacional.
Cinco Centímetros por Segundo – 1h02
Do mesmo diretor de “your name.” e “O Jardim das Palavras”, “Cinco Centímetros Por Segundo” narra a história dois amigos que foram inseparáveis na infância, mas começam a perder contato depois que vão morar em cidades afastadas.
Creep – 1h17
Um cinegrafista aceita um trabalho de um dia para acompanhar um homem desconhecido numa casa isolada. Lá, ele começa a perceber que seu cliente tem intenções obscuras.
A Noiva Cadáver – 1h17
Com o estilo inconfundível de Tim Burton, a animação “A Noiva Cadáver” conta a história de um homem vitoriano prestes a se casar, que acidentalmente pede a mão de uma noiva morta e é transportado para o seu mundo.
Peles – 1h17
Num mundo onde diversas pessoas têm deformidades físicas incomuns, cada uma delas sofre para encontrar seu lugar, e aceitar a si mesma como ela é. Exibido no Festival de Berlim.
Minimalism – 1h18
O documentário tenta provocar o espectador a considerar uma vida com menos consumo. A partir de entrevistas com pessoas que adotaram o minimalismo, o filme mostra diferentes maneiras de viver, questionando o excesso de trabalho, dinheiro e bens e priorizando o que realmente importa.
XX – 1h20
“XX” é uma antologia de horror formada por quatro curtas dirigidos por mulheres: “The Birthday Party”, da compositora St. Vincent, que estreia na direção, “Her only Living Son”, de Karin Kusama, “Don’t Fall”, de Roxanne Benjamin, e “The Box”, de Jovanka Vuckovic. A animadora Sofia Carrillo faz a amarração entre os segmentos.
Toy Story – 1h21
Primeiro grande sucesso da Pixar, “Toy Story” tem como protagonista um boneco chamado Woody, que fica enciumado quando seu dono ganha um novo brinquedo e ele deixa de ser o favorito.
Wheelman – 1h22
O piloto de fuga de um assalto fracassado coloca sua frieza e habilidades no volante à prova conforme recebe ordens cada vez mais perigosas por telefone. Original Netflix.
O Fantasma do Futuro (Ghost in the Shell) – 1h22
Ambientado num futuro onde é comum que as pessoas tenham partes do corpo cibernéticas, o filme acompanha uma missão da major Motoko Kusanagi – uma híbrida com tantas partes substituídas que já é considerada uma ciborgue – na procura por um hacker conhecido como “Mestre das Marionetes”. No caminho, ela descobre que ele não é uma pessoa, mas sim uma espécie de inteligência artificial capaz de invadir outras mentes, roubar informações sigilosas e ocupar outros corpos.
Emelie – 1h22
Quando um casal sai para uma noite a sós na cidade, seus três filhos são deixados aos cuidados de uma nova babá, que parece perfeita. Porém, aos poucos ela começa a submeter as crianças a uma série de atividades estranhas e perigosas.
A Incrível Jessica James – 1h23
Jessica Williams (The Daily Show) é uma jovem dramaturga de Nova York tentando superar o fim de um relacionamento. Após um encontro forçado com o recém-divorciado Boone, interpretado por Chris O’Dowd (Missão Madrinha de Casamento), essa dupla improvável descobre como sobreviver a um rompimento em um universo tão obcecado pelas mídias sociais.
À Sombra do Medo – 1h24
No thriller do iraniano Babak Anvari, mãe e filha vivem num apartamento em Teerã, tentando levar uma vida normal enquanto a guerra (para a qual o marido/pai foi convocado) toma conta da atmosfera. Paralelamente, a menina começa a sentir a presença de uma entidade conhecida como djinn, um espírito do mal, tentando invadir a casa.
Cloverfield: Monstro – 1h24
Produzido por J.J. Abrams, “Cloverfield” é um filme de monstro diferente, que explora a linguagem de “found footage” para mostrar a destruição causada por uma criatura gigante em Nova York, sob o ponto de vista limitado das vítimas.
O Que Fazemos nas Sombras – 1h25
Viago, Deacon e Vladislav são três vampiros que estão apenas tentando sobreviver e se adaptar ao mundo moderno. Com centenas de anos de idade, os vampiros estão descobrindo que têm, de se preocupar com muito mais que exposições ao sol, estacas de madeira e atingir a artéria principal de suas vítimas. Nos tempos atuais, eles têm de lidar com questões mundanas como o pagamento do aluguel, conseguir entrar em boates e superar conflitos entre os moradores da casa.
A Babá – 1h25
Cole tem 12 anos e uma babá extremamente atraente. Uma noite, ele decide sair de seu quarto e espioná-la, mas descobre que ela é parte de um culto e que ele pode ser a próxima vítima. Original Netflix.
Fruitvale Station – 1h25
Dirigido por Ryan Coogler e protagonizado por Michael B. Jordan (ambos voltariam a trabalhar juntos em “Creed” e “Pantera Negra”), “Fruitvale Station” se narra a história real de Oscar Grant, um jovem da periferia que, no último dia do ano, decide resolver suas pendências e dar um novo rumo à sua vida, antes de ser abordado por policiais numa estação de metrô na noite de Ano Novo.
Frances Ha – 1h25
Vivida por Greta Gewrig, Frances é uma mulher que sonha alto, mas não tem nada muito concreto em sua vida. Ela vive em Nova York, mas não tem um apartamento; trabalha numa escola de dança, mas não é dançarina e tem uma melhor amiga com quem já não fala mais.
Shaun, O Carneiro – 1h25
Do mesmo estúdio de “Wallace and Gromit”, “Shaun, O Carneiro” acompanha as peripécias de um carneiro que, após um acidente, parte numa jornada com as outras ovelhas para resgatar o fazendeiro no meio da cidade grande.
Wallace & Gromit – A Batalha dos Vegetais – 1h25
Às vésperas do tradicional concurso de legumes gigantes, o inventor Wallace e seu cãozinho Gromit criam uma máquina para proteger sua plantação dos coelhos, capturando os animais. Em pouco tempo, porém, os coelhos se multiplicam e dominam a casa da dupla. Para piorar, uma fera misteriosa aparece na vizinhança, determinada a destruir todas as plantações e, consequentemente, acabar com o amado concurso.
Reza a Lenda – 1h26
Com Cauã Reymond e Sophie Charlotte, o filme se passa no sertão nordestino e acompanha uma gangue de motoqueiros que roubam a estátua de uma santa, que acreditam ser capaz de trazer a chuva para a região.
Sonhos Imperiais – 1h26
Um jovem (John Boyega) sai da prisão determinado a cuidar de seu filho e se tornar escritor, mas a pobreza, o crime e o sistema ameaçam seus planos. Exibido em Sundance em 2014 e lançado pela Netflix em 2017.
Atualizado em 4 Jun 2018.