Falta pouco para que 2018 esteja entre nós, mas ainda dá tempo de colocar na conta de 2017 alguns filmes bem interessantes. Para que você feche o ano com chave de ouro, garimpamos 10 títulos escondidos e pouco conhecidos que merecem sua atenção. Confira:
As melhores intenções
O mestre do cinema sueco Ingmar Bergman escreveu, mas não dirigiu, este romance sobre a história de seus pais, Henrik e Anna. Ele, de origem humilde e ela, de origem abastada, se apaixonam e se casam, mas as diferenças de classe nunca deixam de se fazer presentes e o relacionamento se mostra uma construção complicada.
Agnus Dei
Nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial, uma médica francesa da Cruz Vermelha atende ao chamado de uma freira para resolver uma situação espinhosa: num convento polonês, a maioria das freiras está grávida ou já morreu dando à luz, após sucessivas invasões de soldados de ambos os lados do conflito.
Krisha
Krisha retorna para o jantar de Ação de Graças após dez anos sem ver sua família. O reencontro, porém, é ameaçado por antigos rancores e vícios. Do mesmo diretor de “Ao Cair da Noite”.
My happy family
Lançado em 2017 e com uma premissa que lembra a de outro longa georgiano deste ano (“Scary Mother”, cuja protagonista, inclusive, tem o mesmo nome), “My Happy Family” conta a história de uma mãe de família que, aos 52 anos, informa aos seus filhos, marido e pais que está saindo de casa para ir morar sozinha.
Frances Ha
Estrelado por Greta Gerwig, “Frances Ha” é uma comédia dramática sobre uma mulher que sonha alto, mas não tem nada muito concreto em sua vida. Ela vive em Nova York, mas não tem um apartamento; trabalha numa escola de dança, mas não é dançarina e tem uma melhor amiga com quem já não fala mais.
Sob a sombra
O thriller do iraniano Babak Anvari aposta no horror para discutir questões atuais do Oriente Médio. Em “Under the Shadow”, mãe e filha vivem num apartamento em Teerã, tentando levar uma vida normal enquanto a guerra (para a qual o marido/pai foi convocado) toma conta da atmosfera. Paralelamente, a menina começa a sentir a presença de uma entidade conhecida como djinn, um espírito do mal, tentando invadir a casa.
Buster’s mal heart
Estrelado por Rami Malek (“Mr. Robot”), o filme acompanha um homem misterioso que está fugindo de autoridades e, para sobreviver ao inverno, invade casas de veraneio vazias, enquanto tem flashbacks de sua vida anterior.
Your name.
Em 2016, o longa de Makoto Shinkai ultrapassou “A Viagem de Chihiro”, do mestre Hayao Miyazaki, como a maior bilheteria mundial de um anime, e ganhou a atenção de fãs do gênero no mundo todo. O filme conta a história de dois adolescentes com vidas totalmente diferentes que, misteriosamente, se veem conectados um ao outro.
Eu, Daniel Blake
Vencedor da Palma de Ouro, “Eu, Daniel Blake” relata a historia de um homem que, após sofrer um ataque cardíaco e ser desaconselhado pelos médicos a retornar ao trabalho, busca receber os benefícios concedidos pelo governo a todos que estão nesta situação. Entretanto, ele esbarra na burocracia instalada pelo sistema, amplificada pelo fato dele ser um analfabeto digital.
Tempestade de areia
O israelense “Tempestade de Areia” mostra a relação de duas mulheres beduínas com as regras machistas do seu mundo. A primeira é obrigada ver seu marido se casar com uma mulher muito mais jovem, enquanto a segunda persegue um amor proibido.
Atualizado em 23 Dez 2017.