Elas são incansáveis, seja na vida real, nos livros, no cinema, ou na televisão. Acompanhamos as histórias de muitas mães incríveis nas novelas e séries de TV ao longo dos anos e algumas delas merecem lugar especial na nossa memória, seja por sua graça, loucura ou amor incondicional.
Nas séries norte-americanas, a briga é feia: há quem seja apaixonado pela matriarca da família amarelinha de Os Simpsons e quem não esqueça a relação de amizade entre mãe e filha de Gilmore Girls. Já no Brasil, Dona Nenê disputa o carinho dos fãs com Dona Picucha - mas, na verdade, tem espaço para todas elas nos nossos corações.
Para homenagear essas grandes mulheres, o Guia da Semana selecionou uma lista com algumas das melhores mães da TV. Confira:
Lorelai Gilmore | Gilmore Girls
Conhecidas por terem a melhor relação de mãe e filha da TV, Lorelai e Rory fizeram história com Gilmore Girls. Lorelai foi mãe ainda muito jovem e criou sua filha sozinha em Stars Hollow. A série terminou em 2007 e foi exibida pela Warner e pelo SBT no Brasil. Em 2017, ela ganhou um revival de sucesso em que podemos apreciar a bela relação das filhas por mais quatro episódios de uma hora.
Dona Nenê | A Grande Família
Alguém duvida que Irene Souza Silva, mais conhecida como Dona Nenê, seja uma mãezona? No meio das brigas e confusões de A Grande Família, ela sempre está lá para apaziguar, acalmar e manter a família unida. Sem contar seus dotes culinários, que une todos em volta da mesa. A série acabou depois de treze anos, mas conquistou um lugarzinho no coração de grande parte dos brasileiros.
Lagertha | Vikings
Lagertha, além de uma mulher independente e uma feroz guerreira, é uma mãe e tanto. Em meio a uma batalha e outra, sempre encontra tempo para seus filhos, é aquela que cuida e acolhe, mas ao mesmo tempo os encoraja a encarar a vida. Fica claro que ela os ama incondicionalmente, mas ela jamais deixa a maternidade dominar sua vida.
Marge Simpson | Os Simpsons
É unânime dizer que Marge Simpson é a personagem mais sábia da série? Diante dos perigos que só Homer consegue encontrar em Springfield, Marge luta para manter Bart, Lisa e Maggie na linha e ainda encontra tempo de cuidar do seu casamento e de si mesma. No ar desde 1989, a série de animação já está na 29ª temporada.
Claire Dunphy | Modern Family
Claire Dunphy é a mãe controladora e linha-dura mais amada da televisão. Tentando compensar por seus selvagens anos de juventude, a matriarca está sempre empurrando seus filhos – e seu marido – na direção de uma boa decisão. Ela tem a quantidade certa de loucura de mãe para nos manter fiéis à série e nos fazer lembrar de nossa própria mãe.
Madaline, Jane e Celeste | Big Little Lies
Big Little Lies parece só ter ótimas mães. As três protagonistas da premiada série da HBO carregam diversos problemas nas costas, mas sempre colocam o bem-estar de seus filhos em primeiro lugar. O drama é sobre um assassinato e investigação policial, mas fica claro desde a abertura que também é sobre maternidade.
Cersei Lannister | Game of Thrones
Cersei pode até ser uma pessoa terrível, mas é uma mãe maravilhosa. Sentada no Trono de Ferro, ela não poupa esforços para proteger sua família... ainda que isso custe a vida de seu povo, do homem que ama, de um ou outro dragão, ou de todo o reino.
Dona Picucha | Doce de Mãe
Se tem uma mãe que todos queriam, essa mãe é a Dona Picucha. Interpretada por Fernanda Montenegro - que recebeu o Emmy por sua atuação -, a mãe e avó é uma senhorinha pra lá de engraçada. Ela apronta em casa, no asilo, na casa dos filhos, onde quer que vá. Adepta das jogatinas e fã de um bom sambinha, ela está sempre disposta a resolver os problemas da família.
Rochelle | Todo Mundo Odeia o Chris
Não dá pra falar em mãezona e se esquecer da Rochelle. A mãe do Chris é completamente maluca, barraqueira, espalhafatosa e está sempre estressada, mas faz de tudo pelos filhos. Preocupada com o futuro deles, ela é bastante rígida e sempre ameaça dar uma bela surra, com frases como “se me desobedecer eu te chuto de hoje até amanhã".
Helena | Por Amor
Nesta novela de Manoel Carlos, Helena amava tanto a filha, Maria Eduarda, que colocou seu bebê recém-nascido no lugar do neto, que morreu logo depois de nascer. Ela fez esse sacrifício, pois elas deram à luz no mesmo dia e Maria Eduarda não poderia mais engravidar. Exibida de 1997 a 1998, na Globo.
Helena | Laços de Família
Helena é empresária e sócia de uma clínica de estética, além de mãe de dois filhos: Camila e Fred, e namorada de um homem bem mais novo que ela. Helena emocionou o Brasil, mostrando-se uma supermãe, quando largou o namorado - por quem estava apaixonada - ao perceber que sua filha estava encantada por ele. Além disso, lutou contra a leucemia da filha, chegando a reatar um romance com o pai da menina para ter outro filho e, assim, salvá-la. A novela foi exibida em 2000, pela TV Globo.
Maria do Carmo | Senhora do Destino
Em Senhora do Destino, a nordestina Maria do Carmo teve uma vida muito sofrida. Ela criou quatro filhos, foi abandonada pelo marido, e teve sua filha sequestrada ainda bebê. Determinada a encontrar Lindalva, nunca desistiu de procurar a filha. Escrita por Aguinaldo Silva, a novela da Globo foi exibida de 2004 a 2005.
Emma e Regina | Once Upon a Time
Inimigas mortais, o destino acabou querendo que elas fossem mães do mesmo filho. Adotado por Regina, a Rainha do Mal, Henry cresce e vai em busca de sua mãe biológica, Emma, escolhida, segundo uma profecia, para derrotar a Rainha do Mal. Ao longo de dezenas de episódios, o amor que ambas nutrem por seu filho e o desejo de vê-lo bem as leva a superar inimizades e o próprio mal.
Atualizado em 6 Mai 2019.