A noite de 06 de janeiro de 2019 foi cheia de emoções para os amantes de cinema e televisão. A 76ª edição do Globo de Ouro premiou grandes artistas e debateu temas de grande relevância no atual cenário do audiovisual. No que se refere a séries, algumas das melhores produções de 2018 foram merecidamente premiadas, com destaque para O Método Kominsky, da Netflix, e The Assassination of Gianni Versace, da FX, que levaram para casa duas estatuetas, cada.
Para te ajudar a conhecer melhor essas produções de sucesso e decidir qual você vai ver primeiro, o Guia da Semana separou as 9 séries vencedoras do Globo de Ouro 2019. Confira:
The Americans
The Americans é considerado por muitos uma série injustiçada, mas, com sua quinta e última temporada, conseguiu algumas indicações, ganhou um Globo de Ouro, e dois Emmys em 2018. A trama acompanha o casal Elizabeth e Philip Jennings, dois agentes russos que, no auge da Guerra Fria, se passam por um casal americano normal, com direito até a filhos adolescentes.
Prêmios: Melhor série de televisão - Drama
Onde assistir: FOX+
O Método Kominsky
Em dezembro de 2018, a Netflix lançou mais uma de suas séries originais, O Método Kominsky, e já conseguiu levar um Globo de Ouro. A trama acompanha Sandy Kominsky, um ator de sucesso que acabou se tornando uma espécie de treinador para novos artistas, e seu agente e amigo Norman Newlander, enquanto ambos lidam com a terceira idade e a vida em Los Angeles.
Prêmios: Melhor série de televisão - Comédia ou Musical; Melhor ator em série de televisão - Comédia ou Musical
Onde assistir: Netflix
The Assassination of Gianni Versace
The Assassination of Gianni Versace adapta a história real do assassinato de Gianni Versace e conta com um elenco que vale por si só, como Penelope Cruz, Darren Criss e até Ricky Martin. Em 2018, a trama conquistou o publico e a crítica e levou para casa uma enorme quantidade de prêmios, entre eles Emmys, e já começou o ano com dois Globos de Ouro, um de melhor minissérie e outro de melhor ator para Darren Cris.
Prêmios: Melhor minissérie ou filme feito para a televisão; Melhor ator em minissérie ou filme feito para a televisão (Darren Criss)
Onde assistir: NOW, FOX+
Escape at Dannemora
Essa minissérie ainda não disponível no Brasil conta a história de uma funcionária de uma penitenciária em Nova Iorque que acaba se envolvendo romanticamente com dois prisioneiros e decide usar os privilégios de sua posição para ajuda-los a fugir. A trama garantiu o prêmio de melhor atriz em minissérie para Patricia Arquette.
Prêmios: Melhor atriz em minissérie ou filme feito para a televisão (Patricia Arquette)
Killing Eve
Killing Eve está disponível no serviço de streaming da Globo há pouco tempo, mas foi uma das séries mais comentadas de 2018 lá fora, tendo inclusive concorrido a dois Emmys. A trama acompanha Eve, uma agente secreta que fica obcecada por capturar uma misteriosa assassina, mas acaba embarcando em uma perigosa caçada. O drama conquistou um Globo de Ouro pelo trabalho de Sandra Oh, que também apresentou a premiação deste ano.
Prêmios: Melhor atriz em série de televisão - Drama (Sandra Oh)
Onde assistir: Globoplay
Segurança em Jogo
Bodyguard, uma série inglesa produzida pela BBC, chegou ao Brasil com o selo original Netflix sob o título Segurança em Jogo em outubro. A trama acompanha o veterano de guerra e agora policial Sargento David Budd, que é promovido a guarda-costas da Ministra do Interior Julia Montague. Ele não esperava, no entanto, que ia ter que lidar, logo depois da promoção, com um ataque terrorista, crime organizado e policiais corruptos.
Prêmios: Melhor ator em série de televisão - Drama (Richard Madden)
Onde assistir: Netflix
The Marvelous Mrs. Maisel
A segunda temporada de uma das séries mais elogiadas de 2017 estreou em dezembro e também conquistou um Globo de Ouro. The Marvelous Mrs. Maisel conta a história de Miriam, que tem uma vida feliz e um ótimo relacionamento com o seu marido, até que ele a deixa. Depois de sofrer muito, uma série de eventos acaba levando a moça a se tornar uma comediante de sucesso.
Prêmios: Melhor atriz em série de televisão - Comédia ou Musical (Rachel Brosnahan)
Onde assistir: Prime Video
Sharp Objects
A minissérie da HBO, Sharp Objects, chegou ao canal em julho de 2018. Com oito capítulos, a trama acompanha a repórter Camille Preaker, interpretada por Ammy Adams, que retorna à sua pequena cidade-natal, Wind Gap, no Missouri, para escrever uma reportagem sobre o desaparecimento de duas pré-adolescentes. Tentando descobrir o que aconteceu, fantasmas do passado ameaçam retornar, Camille passa a se identificar talvez um pouco demais com as vítimas e coisas estranhas começam a acontecer.
Prêmios: Melhor atriz coadjuvante em série, minissérie ou filme feito para a televisão (Patricia Clarkson)
Onde assistir: HBO Go
A Very English Scandal
A Very English Scandal é uma série britânica que acompanha o julgamento do líder do Partido Liberal Britânico que é acusado, em 1979, de armar uma conspiração para assassinar o seu ex-amante. A trama garantiu um prêmio para Bem Whishaw, que interpreta o amante em questão. A produção ainda não está disponível no Brasil.
Prêmios: Melhor ator coadjuvante em série, minissérie ou filme feito para a televisão (Bem Whishaw)
Atualizado em 8 Jan 2019.