Não são poucos os dramas brasileiros disponíveis nas plataformas de streaming. Entre eles, estão longas mais antigos, como "Cidade de Deus", "Central do Brasil" e "Carandiru"; e também os títulos mais atuais, como "A Vida Invisível", "Como Nossos Pais" e muitos outros.
Pensando nisso, e para que você possa ver e rever esses filmes incríveis, o Guia da Semana lista 15 dramas nacionais para assistir no streaming. Confira:
Aquarius - Telecine Play, Globoplay e Netflix
Clara, 65 anos, mora de frente para o mar no Aquarius, último prédio de estilo antigo da Av. Boa Viagem, Recife. Jornalista e escritora, viúva e mãe de três filhos adultos, ela irá enfrentar as investidas de uma construtora que quer ver o Aquarius demolido para dar lugar a um novo empreendimento. Dona do seu passado, presente e futuro, Clara irá encontrar nesse conflito uma energia nova e incomum na sua vida.
Como Nossos Pais - Netflix
Rosa é uma mulher que quer ser perfeita em todas suas obrigações: como profissional, mãe, filha, esposa e amante. Quanto mais tenta acertar, mais tem a sensação de estar errando. Filha de intelectuais dos anos 70 e mãe de duas meninas pré-adolescentes, ela se vê pressionada pelas duas gerações que exigem que ela seja engajada, moderna e onipresente, uma super-mulher sem falhas nem vontades próprias.
Central do Brasil - Telecine Play
Dora (Fernanda Montenegro) escreve cartas para analfabetos na estação de trem Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Após um incidente com uma de suas clientes, ela se sente responsável por Josué (Vinícius de Oliveira), filho da mulher. Juntos, eles acabam embarcando em uma divertida e sensível viagem pelo Brasil, em busca do pai do garoto.
Que Horas Ela Volta? - Telecine Play
Depois de deixar a filha no interior de Pernambuco e passar 13 anos como babá do menino Fabinho em São Paulo, Val tem estabilidade financeira mas convive com a culpa por não ter criado sua filha Jéssica.Às vésperas do vestibular do menino, no entanto, ela recebe um telefonema da filha que parece ser sua segunda chance. Jéssica quer apoio para vir a São Paulo prestar vestibular. Com alegria e ao mesmo tempo apreensão, Val prepara a tão sonhada vinda da filha, apoiada por seus patrões. Mas quando Jéssica chega, a convivência é difícil. Ela não age dentro do protocolo esperado para ela, o que gera tensão dentro da casa. Todos serão atingidos pela autenticidade de sua personalidade. No meio deles, dividida entre a sala e a cozinha, Val terá que achar um novo modo de vida.
Cidade de Deus - Telecine Play e Globoplay
Rio de Janeiro, anos 1970. Buscapé é um jovem pobre que cresce na Cidade de Deus, a favela mais violenta da cidade. Com medo de que seu único destino seja virar bandido, ele encontra na fotografia uma maneira de escapar dele. Com seu talento, ele passa a registrar o dia a dia da comunidade.
Paraísos Artificiais - Telecine Play
Érika é uma jovem Dj que, acompanhada de Lara, vai à um festival de música eletrônica. Lá, elas conhecem Nando em uma noite com drogas, álcool e experiências que marcarão a vida dos três jovens para sempre. Anos depois, Érika e Nando se reencontram, e sentimentos adormecidos são despertados.
Carandiru - Telecine Play
O doutor Drauzio Varella (Luiz Carlos Vasconcelos) conta sua experiência realizando um trabalho de prevenção ao HIV na Casa de Detenção de São Paulo, o Carandiru, maior presídio da América Latina (até sua demolição em 2002). Ao passo que expõe a precariedade do lugar, as celas lotadas e a ausência da ordem policial, o médico torna-se um ouvinte para as histórias dos presidiários que narram uma humanidade anulada.
A Vida Invisível - Telecine Play e Globoplay
Rio de Janeiro, anos 1940. Eurídice (Carol Duarte), uma jovem talentosa mas bastante introvertida, e Guida (Julia Stockler), o oposto de seu temperamento, são duas irmãs inseparáveis que moram com os pais em um lar conservador. Mesmo tendo um forte elo que as une, elas trilham caminhos distintos: Guida decide fugir de casa com o namorado, enquanto Eurídice se esforça para se tornar uma musicista, ao mesmo tempo em que precisa lidar com as responsabilidades da vida adulta e um casamento sem amor com Antenor (Gregório Duvivier).
Elis - Telecine Play
Cinebiografia da cantora Elis Regina. O filme narra sua trajetória desde jovem, quando ainda buscava seu grande sonho, até conquistar o Brasil. Com sua voz marcante, personalidade intensa e talento único, Elis teve uma vida e uma carreira marcadas por altos e baixos.
Hebe: A Estrela do Brasil - Telecine Play
Hebe Camargo (Andréa Beltrão) se consagrou como uma das apresentadoras mais emblemáticas da televisão brasileira. Sua carreira passou por diversas mudanças ao longo dos anos, mas foi durante a década de 80, no período de transição da ditadura para a democracia, que Hebe, ao 60 anos, tomou uma decisão importante. A apresentadora passou a controlar a própria carreira e, independentemente das críticas machistas, do marido ciumento e dos chefes poderosos, se revelou para o público como uma mulher extraordinária, capaz de superar qualquer crise pessoal ou profissional.
A Febre do Rato - Netflix
Zizo (Irandhir Santos) é um poeta inconformado e anarquista, que banca a publicação de seu tablóide. Em seu mundo próprio, onde o sexo é algo tão corriqueiro quanto fumar maconha, ele conhece Eneida (Nanda Costa). Zizo logo sente um forte desejo por Eneida, mas, apesar de seus constantes pedidos, ela se recusa a ter relações sexuais com ele. Isto transtorna a vida do poeta, que passa a sentir falta de algo que jamais teve.
Olga - Globoplay
O filme narra a verdadeira história da militante alemã Olga Benário, que se apaixonou pelo líder comunista brasileiro Luís Carlos Prestes.
Jean Charles - Globoplay
Filme baseado na história real do brasileiro Jean Charles de Menezes, que foi confundido com um terrorista e morto pela polícia britânica no metrô de Londres. O caso gerou polêmica e comoção ao redor do mundo.
Cazuza: O Tempo Não Para - Globo Play e Amazon Prime Video
A vida louca que marcou o percurso profissional e pessoal de Cazuza: o sucesso com o Barão Vermelho, a carreira solo, as músicas, o comportamento transgressor e a coragem.
Simonal - Telecine Play e Globoplay
Baseado na vida do cantor e compositor Wilson Simonal de Castro, o Simonal (Fabrício Boliveira). O carioca fez sucesso durante as décadas de 1960 e 1970 com uma carreira repleta de altos e baixos que transitaram para além dos palcos. Problemas financeiros e polêmicos posicionamentos durante a ditadura marcam a história do astro.
Atualizado em 12 Jul 2021.