Em 2015 foi confirmado que a série de ficção científica que se passou entre 1993 e 2002 voltaria com a equipe e o elenco originais para mais uma temporada. A décima temporada de Arquivo X foi ao ar com seis episódios em janeiro de 2016 e, apesar de não ter conquistado a crítica de forma unânime, capturou a atenção dos fãs e fez até alguns novos.
A série acompanha os agentes Scully e Mulder enquanto eles tentam desvendar mistérios que vão muito além do normal, cheios de aliens e teorias conspiratórias sobre o governo. Muitos desses mistérios não foram resolvidos em 2002, nem em 2016 e a série vai voltar para – quem sabe – resolvê-los em 3 de janeiro de 2018, e o Guia da Semana listou 5 motivos pelos quais você não vai querer perder essa estreia. Confira:
É um ícone da ficção científica
Arquivo X certamente não inaugurou a presença de aliens na televisão, mas abriu caminho para teorias conspiratórias cuja influência está presente em basicamente qualquer filme ou série que mistura suspense policial e ficção científica dos últimos 20 anos. Se você ainda não assistiu à série, precisa dar uma chance agora que ela voltou – e antes que ela termine. Mas se você já era fã em 1993, provavelmente você não precisa ser convencido (a) a assistir a nova temporada, afinal você também quer respostas.
Precisamos de respostas
O revival de seis episódios lançado em 2016 trouxe de volta muito daquilo que era apreciado nas nove temporadas anteriores – inclusive as diversas perguntas sem resposta. A 10ª temporada levantou mais questões do que respondeu e ainda terminou com um gancho enorme que, se não solucionado, pode significar o fim da humanidade. Se isso já não fosse motivo suficiente para assistir à temporada seguinte, saiba que muitas respostas estão prometidas – uma delas é um esclarecimento sobre o misterioso filho de Scully e Mulder, que mal aparece nos episódios antigos.
Novos personagens
Muitos personagens da década de 90 estão de volta, como a agente do FBI Monica Reyes ou Cassandra Spender, a mulher que mais teve contatos com extraterrestres na história da ficção científica, além de personagens que mal conhecemos e já amamos da 10ª temporada, como os agentes Einstein e Miller, que mais parecem Scully e Mulder jovens. Mas, além disso tudo, a 11ª temporada nos presenteará com muitas caras novas – uma delas é o personagem misterioso interpretado por Haley Joel Osment, o famoso garotinho do filme O Sexto Sentido.
A independência entre os episódios
Arquivo X tem uma trama principal e suas muitas questões que guiam todos os mais de 200 episódios das 9 temporadas que foram ao ar durante a década de 90 e o início dos anos 2000, mas muitos dos episódios têm começo, meio e – se tivermos sorte – fim. Os chamados episódios de monstros da semana introduzem vilões específicos que, às vezes, não contribuem para a construção da trama como um todo. Sendo assim, você não precisa ver ou rever tudo antes de começar a 11ª – há inclusive vários sites que apontam quais são os episódios essenciais para a narrativa.
Pode ser a última
Gillian Anderson, que interpreta a agente Scully, confirmou que essa é a última temporada da qual faz parte e que pretende se dedicar a outros projetos. Já David Duchovny, que interpreta Mulder, disse em entrevista que a 11ª temporada possui um final definitivo. Muitos fãs concordam que uma série sem Scully não faria sentido e tudo precisa chegar a um fim. A verdade é que, se a nova – e talvez última – temporada responder pelo menos um pouco das questões levantadas ao longo de tantos anos, já nos daremos por satisfeitos.
Atualizado em 3 Jan 2018.