Ainda que tenha cometido alguns deslizes — principalmente no que se refere ao fim de Game of Thrones —, o ano tem sido ótimo para o catálogo de séries da HBO. Um dos mais novos sucessos é o drama histórico Gentleman Jack, feito em parceria com a BBC. O drama acompanha alguns momentos da vida de Anne Lister, uma mulher lésbica à frente de seu tempo, que, em 1832, decide retornar à sua cidade natal e mudar as coisas por lá.
Confira o trailer:
Para você saber se vale a pena dar uma chance à produção, o Guia da Semana listou 5 motivos para ver Gentleman Jack. Confira:
História real
A série é baseada nos longos diários da verdadeira Anne Lister, que contam a história de vida da autora, durante o século 19. Esses relatos dão conta de viagens interancionais, sua vida como magnata do carvão e muitas de suas outras aventuras, assim como sua sexualidade. A produção foca nos eventos que ocorreram na década de 1830, quando Lister volta à sua cidade natal, em Yorkshire, e decide dedicar-se a conquistar Ann Walker.
Sally Wainwright
A série foi criada por Sally Wainwright, uma premiada roteirista e protudora britânica. Suas obras mais conhecidas são o drama Happy Valley, Last Tango in Halifax e Scott & Bailey. Todos indicados e vencedores de prêmios como os BAFTA Awards, um tipo de Oscar do Reino Unido
O elenco
A série conta com grandes nomes da dramaturgia britânica e o elenco tem recebido ótimas críticas. Quem dá vida à protagonista é Suranne Jones, conhecida principalmente por seu papel em Doctor Foster. Outros artistas incluem Timothy West, Amelia Bullmore, Joe Armstrong, Rosie Cavaliero, Gemma Whelan (Game of Thrones) e Sophie Rundle (Peaky Blinders).
As críticas
A crítica especializada parece ter amado a série, que tem tudo para ganhar um ou dois Emmys este ano. No Metacritic, site que reúne críticas de filmes e séries, soma 76 pontos, um valor considerado alto. Num geral, elogia-se a fidelidade do retrato da época, o trabalho dos atores, sobretudo Suranne Jones, e a forma divertida como a produção consegue levar o drama.
Continuação
A primeira temporada tem somente oito episódios de uma hora e, chegando no final, você provavelmente vai desejar que houvesse mais. Mas não se preocupe, a BBC já confirmou uma segunda temporada, ainda que não se saiba ao certo quando deve chegar — provavelmente entre o fim de 2020 e o início de 2021.
E aí, vai dar uma chance?
Atualizado em 11 Jul 2019.