The Staircase é uma série documental que acompanha o caso e o julgamento de Michael Peterson, acusado de assassinar sua esposa, Kathleen Peterson, uma executiva, engenheira e filantropa, depois que o corpo da mulher é encontrado aos pés de uma escada de sua casa em 2001. O caso ficou muito famoso e nunca se teve certeza de que o marido realmente foi o culpado ou se foi um acidente.
A série chega à Netflix em 8 de junho, sexta-feira, e, se você é fã de séries criminais, não pode perder. Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 motivos pelos quais você deveria dar uma chance para ‘The Staircase’. Confira:
O gênero
Documentários sobre crimes estão em alta, vide séries como Making a Murder e The Keepers, e a Netflix, oportunamente, está para nos trazer mais um. As citadas são apenas algumas das produções do gênero que chamaram a atenção do público e da crítica recentemente - confira mais alguns aqui.
A continuação
Os três novos episódios produzidos para a Netflix são, na verdade, uma continuação de uma produção que se iniciou em 2005. A continuação vai explorar, ainda mais a fundo uma investigação que se iniciou há mais de dez anos. Ela focará, no entanto, na vida de Michael Peterson depois que ele saiu da prisão, em 2017.
A produção original
Os oito episódios originais, que foram ao ar em 2004 e focam no caso e no julgamento, são famosos por terem feito muito sucesso na época e terem ajudado a fundar o modelo de documentários criminais que conhecemos hoje e até de séries criminais fictícias. Portanto, de certa forma, The Keepers, por exemplo, não existiria sem The Staircase.
O diretor
O diretor da produção, o francês Jean-Xavier de Lestrade, estudou tanto jornalismo quanto direito antes de fundar sua própria agência de notícias para a televisão e, posteriormente, começar a dirigir diversos documentários criminais. Entre eles, Un coupable idéal, pelo qual ganhou um Oscar em 2002. Ele teve acesso a todo o julgamento do réu, e gravou tudo.
O número de episódios
A produção da Netflix vem com somente três episódios – então dá para ver tudo de uma só vez! Mas não se preocupe, se você é do tipo que prefere ficar horas e horas imerso em um documentário, também estarão disponíveis os oito episódios originais e mais dois episódios de 2013.
Atualizado em 8 Jun 2018.