A temática gay sempre inspirou a sétima arte, retratando nas telonas as mais diversas facetas da homossexualidade - seja para narrar histórias de amor ou salientar a busca por direitos e igualdade.
+ 10 perguntas e frases que os gays odeiam ouvir
+ As melhores cenas de sexo gay do cinema
+ Veja mais de 30 beijos gays de tirar o fôlego
Para mostrar a diversidade do tema, o ObaOba separou os 20 melhores filmes gays, de diversos gêneros e nacionalidades. Confira!
C.R.A.Z.Y. - Louco de Amor
Entre os anos 60 e 80, Zac cresce sentindo desejos homossexuais, enquanto tenta lidar com a religiosidade da mãe e a intolerância do pai. O filme narra a trajetória das diversas fases de sua personagem - da infância à vida adulta e da negação até a aceitação.
De Repente, Califórnia
Após ser forçado a desistir da faculdade de artes, Zach passa a levar uma vida sem emoções e perspectivas. Tudo parece mudar quando conhece o escritor Shaun e a amizade casual se transforma em uma verdadeira e íntima relação.
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho
Leonardo, um adolescente cego, tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel chega na cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade. Sucesso nas telas brasileiras, o filme conquistou o público internacional, levando prêmios em importantes festivais, como a Berlinare.
Orações para Bobby
Mary é uma religiosa que segue à risca todas as palavras da bíblia. Quando seu filho Bobby revela ser gay, ela imediatamente o leva para terapias e cultos religiosos com o intuito de "curá-lo". O filme é uma tocande história de superação, que retrata as dificuldades da homossexualidade no âmbito familiar.
O Segredo de Brokeback Mountain
O filme apresenta uma história de amor entre dois jovens, um rancheiro e vaqueiro de rodeio, e a sua luta secreta para entender e manter o amor que nutrem um pelo outro. O filme do renomado cineasta Ang Lee tornou-se um clássico do cinema gay, sendo premiado com o Oscar, o Globo de Ouro, entre outros.
Pride
É o verão de 1984 - Margaret Thatcher está no poder e a União Nacional de Mineiros está em greve. Na Parada Gay, em Londres, um grupo de ativistas gays e lésbicas decide arrecadar dinheiro para apoiar as famílias dos mineiros grevistas. Mas há um problema: a união parece envergonhada de receber o seu apoio.
Bent
Na Alemanha nazista, Max é enviado para o campo de concentração de Dachau. Enquanto faz de tudo para esconder a sua homossexualidade, ele conhece (e se apaixona) por Horst, outro prisioneiro homossexual, que não tem vergonha de mostrar quem realmente é.
Sou Só Eu?
Frustrado por seu permanente fracasso para encontrar o amor de sua vida, Blaine se depara, em uma sala de chat, com o que poderia ser seu par ideial: Xander, um rapaz doce que recentemente se mudou para Los Angeles.
Direito de Amar
George é um professor de inglês, que repentinamente perde seu companheiro, após 16 anos de relacionamento. Sentindo-se perdido e sem conseguir levar adiante sua vida, ele resolve se matar. Para tanto, passa a planejar cada passo do suicídio - é nesse processo que alguns pequenos momentos lhe mostram que a vida ainda pode valer a pena.
Laurence Anyways
Laurence é um homem que deseja se tornar mulher. Em seu aniversário de 30 anos, ele conta à namorada que vai fazer uma cirurgia para mudança de sexo, iniciando uma nova etapa em sua história - de vida e de amor.
Milk - A Voz da Igualdade
Dirigida por Gus Van Sant, o filme é uma cinebiografia de Harvey Milk, o primeiro gay assumido a alcançar um cargo público importante nos Estados Unidos.
Má Educação
O filme de Pedro Almodóvar narra a história de Enrique Goded, um cineasta que, por um bloqueio criativo, encontra problemas em elaborar um novo projeto. É quando se aproxima de Ignacio Rodriguez, seu amigo mais íntimo e o primeiro amor da sua vida.
Querelle
O filme conta a história de Querelle, um marinheiro que se envolve com homens e mulheres em busca de prazer - para isso, não abre mão da violência e marginalidade. Um clássico do cinema b!
Parceiros da Noite
Al Pacino se infiltra nos clubes de sadomasoquismo de Nova York para desvendar um caso de assassinato em série de homossexuais. Misturando drama e suspense, o filme é um retrato fiel da marginalidade gay dos anos 1980.
Deixe a Luz Acesa
Neste belo romance, o roteirista Ira Sachs leva às telas suas vivências reais. Na Nova York dos anos 90, o documentarista Erik e o advogado Paul vivem um intenso e conturbado amor.
Garotos de Programa
O mundo da prostituição masculina nas imagens de Gus Van Sant: um michê gay sem casa e família, que perambula pelas ruas em busca de fregueses.
Weekend
Um rapaz heterossexual decide passar por uma discoteca gay e encontra Glen. O que parecia ser, no início, apenas um caso de uma noite torna-se algo diferente de tudo o que ele imaginou.
Mistérios da Carne
Quando dois jovens problemáticos se encontram, eles percebem que os traumas de seus passados podem estar mais ligados do que eles imaginam.
Do Começo ao Fim
O filme mostra dois meio irmãos que se apaixonam um pelo outro desde pequenos. O (quase) incesto é amenizado pela forma que a família aborda a situação, com uma naturalidade pouco provável.
Tatuagem
"Tatuagem" conta a história de um soldado durante a ditadura militar que se apaixona por um artista de humor escrachado, diretor de uma trupe de artistas que buscam denunciar os absurdos cometidos pelo comando militar no governo.
Por Redação ObaOba
Atualizado em 14 Abr 2015.