Os indicados ao Oscar 2023 foram anunciados pela Academia de Hollywood e a boa notícia é que muitos deles estão disponíveis nos serviços de streaming, como Netflix, HBO Max e Disney+. Há também produções que estão (ou entrarão) em cartaz nos cinemas brasileiros. É o caso de “Os Banshees de Inisherin”, que, com nove indicações, estreia no dia 2 de fevereiro.
Quer se preparar para o dia da cerimônia, que acontece em 12 de março? Confira onde assistir a 9 indicados ao Oscar 2023!
A Fera do Mar | Netflix
Quando feras aterrorizantes ainda vagavam pelos mares, os caçadores de monstros eram aclamados como heróis - e o maior de todos eles era o valente Jacob Holland. Agora, o famoso aventureiro encontrará em Maisie Brumble, uma jovem que embarcou como clandestina em seu navio, uma aliada inesperada numa jornada épica por águas desconhecidas.
Indicação
- Melhor Animação
Pinóquio por Guillermo del Toro | Netflix
O diretor vencedor do Oscar Guillermo del Toro juntou forças com Mark Gustafson, uma das lendas da animação em stop-motion, para recriar o conto clássico de Carlo Collodi sobre o famoso menino de madeira. Nesta fantástica história, Pinóquio embarca em uma aventura encantada que transcende mundos e revela o poder do amor.
Indicação
- Melhor Animação
Blonde | Netflix
Baseado no best-seller de Joyce Carol Oates, "Blonde" reimagina a vida de um dos maiores ícones de Hollywood, Marilyn Monroe. Da infância volátil como Norma Jeane até a fama e os relacionamentos, "Blonde" mistura realidade e ficção, explorando a divisão cada vez maior entre o lado público e o lado privado da atriz. Com roteiro e direção de Andrew Dominik, o filme é estrelado por Ana de Armas, Bobby Cannavale, Adrien Brody, Julianne Nicholson, Xavier Samuel e Evan Williams.
Indicação
- Melhor Atriz (Ana de Armas)
Red: Crescer é uma Fera | Disney+
Em "Red: Crescer é uma Fera", a Disney volta sua criatividade para abordar o rico universo dos adolescentes e suas crises existenciais implícitas ao processo de amadurecimento. O filme parte das oscilações de humor de Meilin, uma jovem de 13 anos, que se confronta com uma antiga tradição familiar: toda vez que se emociona ou se irrita, ela vira um panda vermelho.
Indicação
- Melhor Animação
Elvis | HBO Max
A cinebiografia de Elvis Presley acompanha décadas da vida do artista e sua ascensão à fama, a partir do relacionamento do cantor com seu controlador empresário "Coronel" Tom Parker. No meio de sua jornada e carreira, Elvis encontrará Priscilla Presley, fonte de sua inspiração e uma das pessoas mais importantes de sua vida. Com direção de Baz Luhrmann, "Elvis" é estrelado por Austin Butler, Tom Hanks e Olivia DeJonge.
Indicações
- Melhor Filme
- Melhor Ator (Austin Butler)
Passagem | Apple TV+
A vencedora do Oscar Jennifer Lawrence volta às telonas com o filme "Passagem", cuja estreia aconteceu no renomado Festival Internacional de Cinema de Toronto. O filme nos leva à história de Lynsey, uma engenheira militar que é forçada a retornar aos Estados Unidos após sofrer uma lesão cerebral durante uma explosão no Afeganistão, em uma história tocante que mostra a importância da amizade como forma de superação dos conflitos do passado.
Indicação
- Melhor Ator Coadjuvante (Brian Tyree Henry)
Glass Onion: Um Mistério Knives Out | Netflix
Na sequência de "Entre Facas e Segredos", de Rian Johnson, o detetive Benoit Blanc viaja até a Grécia para desvendar um mistério envolvendo um novo grupo de suspeitos. Como em toda história de detetive que se preze, cada personagem esconde os próprios segredos, mentiras e motivações. Voltando à franquia criada por ele, o indicado ao Oscar Rian Johnson assina o roteiro e a direção de “Glass Onion: Um Mistério Knives Out” e reúne mais um elenco de astros e estrelas liderado por Daniel Craig, Janelle Monáe, Kathryn Hahn, e Kate Hudson.
Indicação
- Melhor Roteiro Adaptado
Nada de Novo no Front | Netflix
"Nada de Novo no Front" conta a emocionante história de um jovem soldado alemão durante a Primeira Guerra Mundial. Nas trincheiras, lutando pelas próprias vidas, Paul e seus colegas sentem em primeira mão como a euforia inicial da guerra se transforma em desespero e medo. O filme do diretor Edward Berger é baseado no best-seller homônimo de Erich Maria Remarque.
Indicações
- Melhor Filme
- Melhor Trilha Sonora
- Melhor Roteiro Adaptado
- Melhor Filme Internacional
Argentina, 1985 | Prime Video
Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional, “Argentina, 1985” remonta história verídica dos promotores públicos Julio Strassera e Luis Moreno Ocampo, que ousaram investigar e processar a ditadura militar mais sangrenta da Argentina em 1985. Dirigido por Santiago Mitre, a produção é estrelada pelo vencedor do Globo de Ouro Ricardo Darín.
Indicação
- Melhor Filme Internacional
E aí, curtiu?
Aproveite e confira onde assistir aos filmes vencedores do Globo de Ouro 2023!
Atualizado em 30 Jan 2023.