Se algumas séries conseguem nos divertir, outras, sem dúvidas, têm o poder de nos impactar. É o caso de títulos como "Transparent", "The Handmaid's Tale", "Black Mirror", "This is Us" e tantos outros que abordam temáticas atuais, necessárias e que nos tiram da zona de conforto, nos convocando a pensar e encarar determinados assuntos.
Foi pensando nisso que o Guia da Semana listou essas e outras produções impactantes que você não pode deixar passar. Confira:
Transparent - Amazon Prime Video
Mort tem três filhos, já adultos: Ali, Sarah e Josh. Quando ele os reúne para falar do futuro, os três ficam chocados ao descobrir que o assunto não é herança, mas a notícia de que o pai deseja se assumir como transgênero.
The Handmaid's Tale - Hulu e Globoplay
Centrada em um futuro próximo, um atentado terrorista mata o Presidente dos Estados Unidos e outros políticos eleitos após os índices de poluição, infertilidade e mortalidade infantil crescer pelo país e gerar caos. Com o intuito de restaurar a ordem e a paz, uma facção católica toma o poder e transforma o país na República de Gilead, instaurando um regime totalitário baseado nas leis do antigo testamento.
Little Fires Everywhere - Amazon Prime Video
Baseado no best-seller de Celeste Ng, 2017, "Little Fires Everywhere" segue os destinos entrelaçados da aparentemente perfeita família Richardson, e a enigmática mãe e filha que afetam suas vidas. A história explora o peso dos segredos, a natureza da arte e a identidade, a atração feroz da maternidade - e o perigo de acreditar que seguir as regras pode evitar desastres.
This Is Us - Amazon Prime Video
A série conta uma história comovente sobre três irmãos gêmeos peculiares, seus conflitos e os pais maravilhosos que os criaram.
Homecoming - Amazon Prime Video
Boas intenções. Chefes inconstantes. Paranoia crescente. Consequências imprevistas saindo de controle. Heidi trabalha em Homecoming, uma unidade que ajuda soldados na transição para a vida civil. Anos após ela começar uma nova vida, o Departamento de Defesa questiona sua saída de Homecoming. Heidi vê que há outra história por trás da que ela acredita.
Modern Love - Amazon Prime VIdeo
Uma amizade improvável. A reaparição de um amor perdido. Um casamento em seu momento decisivo. Um encontro que pode não ter sido um encontro. Uma nova família não convencional. São histórias únicas sobre alegrias e tribulações de amor, cada uma inspirada por um artigo pessoal real da adorada coluna do New York Times, "Amor Moderno."
Coisa Mais Linda - Netflix
Uma mulher chega ao Rio dos anos 50 para encontrar o marido e descobre que foi abandonada. Em vez de sofrer, ela decide ficar na cidade e abrir um clube de bossa nova.
Euphoria - HBO Go
Rue é uma jovem de 17 anos que acaba de sair da clínica de reabilitação após ter uma overdose. Ela tenta, então, se adaptar a uma vida "limpa" e volta a frequentar a escola. Mas, assim como ela, os demais alunos do ensino médio enfrentam seus próprios desafios, envolvendo sexo, drogas, amizades, relacionamentos amorosos, conflitos familiares, redes sociais e violência.
Fleabag - Amazon Prime Video
Uma jovem adulta tenta lidar com problemas quase universais sob o ponto de vista feminino: relacionamento, frustração sexual e profissional, conflitos familiares. Uma mulher moderna vivendo em Londres, ela está tentando curar uma ferida enquanto recusa ajuda daqueles à sua volta, mantendo seu perfil intimidante o mais intacto possível.
Black Mirror - Netflix
A série apresenta uma ficção especulativa com temas que variam entre sátiras e elementos sombrios que examinam a sociedade moderna sob diferentes óticas a respeito de assuntos cotidianos e super atuais, especialmente no que diz respeito às consequências imprevistas das novas tecnologias.
Sex Education - Netflix
O inseguro Otis manja tudo quando o negócio é aconselhamento sexual, graças à sua mãe sexóloga. E aí a rebelde Maeve propõe criar uma clínica de terapia sexual na escola.
A Vida e a História de Madam C.J. Walker - Netflix
Uma afro-americana que venceu a pobreza, construiu um império de produtos de beleza e se tornou a primeira milionária pelo próprio esforço. Baseado em uma história real.
I May Destroy You - HBO
Explora a questão do consentimento sexual na vida contemporânea e como, no atual cenário de encontros e relacionamentos, é feita a distinção entre liberdade e exploração. Franca e provocadora, a série tem criação, roteiro, produção executiva e papel principal da ganhadora do Prêmio BAFTA, Michaela Coel.
Mindhunter - Netflix
Estados Unidos, 1977. Holden Ford e Bill Tench, dois agentes do FBI, possuem um plano ambicioso em mente: desenvolver a primeira pesquisa nos EUA sobre a mente dos assassinos. Para isso, eles precisam ganhar a confiança dos detentos e superar uma série de desafios.
Olhos Que Condenam - Netflix
Cinco adolescentes do Harlem vivem um pesadelo depois de serem injustamente acusados de um ataque brutal no Central Park. Baseada em uma história real.
Atualizado em 19 Mar 2021.